Ricardo Marvão

Co-Founder & Partner

  • Empresa Beta-i
  • País Bélgica
  • Setor Inovação de Empresas

Ricardo Marvão é co-fundador da Beta-i, uma plataforma global de inovação colaborativa criada em 2010, que se tornou a principal impulsionadora do ecossistema de startups em Lisboa. Atualmente, a Beta-i conta com mais de 150 grandes empresas internacionais como clientes, em mais de 25 países, e mantém presença em Lisboa, Porto, São Paulo, Bruxelas e Boston. É especialista em inovação, abrangendo desde a estratégia até a implementação de pilotos e o desenvolvimento de novos negócios, com foco particular nos setores de Energia, Oceanos, Sustentabilidade e Saúde.

Paralelamente, liderou a fundação de diversos projetos educacionais em Portugal. Entre eles, destaca-se a “Próxima Geração”, uma academia dedicada à formação da próxima geração de jovens políticos, que já capacitou 75 jovens em todo o país; a “Singularity University Portugal”, onde angariou 4 milhões de euros e treinou 1.000 executivos no primeiro ano; e a European Innovation Academy (EIA), uma escola de verão de empreendedorismo que recebe 500 estudantes universitários por ano, atualmente no oitavo ano em Portugal, agora sediada no Porto.

Outros projetos notáveis incluem o Cientista Regressa à Escola, que envolve 4.000 crianças do ensino primário em 30 localidades, ensinando ciência com o apoio de doutorados portugueses espalhados pelo mundo; o Astronauta por 1 Dia, que já vai no terceiro ano, proporcionado a 40 estudantes de diferentes liceus portugueses a experiência de um voo parabólico sem gravidade a partir de Beja, inspirando-os a explorar a Ciência e o Espaço; e o programa executivo Space for Business, desenvolvido em parceria com a Agência Espacial Europeia, a Rotterdam School of Management, a Universidade de St. Gallen e a Nova SBE, que está no terceiro ano a formar jovens profissionais na área de negócios espaciais e a incentivá-los a criar startups nesse setor.

Antes de fundar a Beta-i, acumulou uma década de experiência na indústria espacial. Com formação especializada em Toulouse e na International Space University (ISU) em Pequim, contribuiu para o lançamento de satélites, colaborando com organizações como a ESA (na Alemanha), Inmarsat (em Londres), NASA (em Boston) e Airbus (na Alemanha, França, China, Reino Unido e Estados Unidos). Em 2004, fundou uma startup de produto na área espacial, que fez crescer e vendeu em 2010.

Ricardo Marvão é membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde dezembro de 2024.