Renato Roldão é especialista nas áreas de políticas Climáticas, de Energia, e Ambiente com cerca de 20 anos de experiência. Tem trabalhado na Ásia nos últimos 15 anos. A sua experiência inclui participação na equipa negocial de Clima no contexto da CQNUAC (1997 e 2010) e liderança de delegações de Observadores às Conferências das Partes (COP) COP21 e COP22, bem como coordenação de delegações de observadores da COP23 à COP28. Adicionalmente, Renato tem experiência no apoio ao desenho e implementação de sistemas de licença de emissões de GEEs na União Europeia, China, Coreia, e Ucrânia.
Renato é Team Leader do Projecto EU-China ETS Platform. É também membro do Conselho de Supervisão da European Chamber of Commerce in China (EUCCC) em representação de Portugal, por nomeação da Embaixada de Portugal em Pequim e nessa capacidade foi eleito para o Comité Executivo da mesma organização para um mandato de 1 ano (Maio 2023 – Maio 2024).
Renato obteve o Grau de Mestre em Estudos Chineses pela Universidade de Aveiro com uma tese sobre o uso das energias renováveis no Noroeste da China. Completou a parte curricular do Mestrado em “Economia, energia, e Politica do Ambiente” (ISEG) transitando posteriormente para o Doutoramento em “Sistemas Energéticas Sustentáveis” do Programa do MIT Portugal.
Renato Roldão é membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde dezembro de 2023.