Miguel Duarte

Partner

  • Empresa EY-Parthenon
  • País Estados Unidos da América
  • Setor Consultadoria

Miguel Duarte nasceu em Viseu em 1980, mas foi em Coimbra que viveu a partir dos 5 anos de idade até terminar a faculdade. Estudou na Escola Secundária Avelar Brotero em Coimbra e ingressou na Universidade de Coimbra em 1998, onde cursou Economia na FEUC. Durante sua trajetória acadêmica, deu grande ênfase à vida associativa, sendo eleito por três anos consecutivos para os órgãos de governo da universidade e da academia. Como Administrador e Presidente da Associação Acadêmica de Coimbra, membro do Senado Universitário e do Conselho de Administração da Universidade, pôde acumular um conjunto de habilidades interpessoais importantes em pouco tempo. Gerenciamento de assuntos políticos entre instituições, criação de consensos e resolução de conflitos institucionais, gestão de pessoas, articulação de partes interessadas (Governo, Assembleia da República, Universidades, Conselho de Reitores e outras Associações de Estudantes em nível nacional), comunicação oral e escrita e, acima de tudo, “fazer acontecer”. Estas foram habilidades que o ajudaram muito em seu crescimento profissional.

Em 2006, ingressou na consultoria Capgemini em Lisboa, onde adquiriu novas habilidades técnicas fundamentais para entregar alta qualidade no negócio de consultoria estratégica. Rapidamente conseguiu aliar a base de habilidades interpessoais que possuía com as novas habilidades técnicas necessárias para progredir na consultoria estratégica. Trabalhou com o governo e o setor privado em projetos de natureza diversa.

Em 2007, surgiu a oportunidade de se juntar a uma equipe internacional na Strategos (uma empresa fundada por Gary Hamel) especializada em consultoria estratégica de inovação. Um tema de nicho que poucos profissionais no mercado de consultoria entendiam, aliado a uma oportunidade de acelerar a internacionalização de sua carreira, foram fatores essenciais na decisão de se juntar a essa equipe. Na Strategos, entre 2008 e 2010, trabalhou na Espanha (Madri e Barcelona) e na Coreia do Sul com a C-suite de empresas multinacionais relevantes em seus setores, sempre em projetos focados na criação de competência de inovação e novos modelos de negócio para essas empresas.

Em 2010, surgiu a grande oportunidade de abrir o escritório da Strategos no Brasil para explorar o mercado brasileiro por meio de multinacionais norte-americanas com forte presença nesse mercado. Foi a grande oportunidade de se tornar sócio desse empreendimento aos 30 anos de idade e assumir responsabilidades na expansão, na gestão de um pequeno P&L e, acima de tudo, começar algo diferente em um território novo. Esta foi de fato a maior aventura de sua vida profissional e pessoal, e aquela que fez toda a diferença para o profissional que ele é hoje. Entre 2010 e 2014, trabalhou com as maiores empresas brasileiras e líderes globais em seus setores – Vale, Embraer, Fiat Latin America, Whirlpool Latin America, Intercement, Gerdau, entre muitas outras.

Foi também durante este período que decidiu voltar a estudar. Iniciou em 2012 seu Mestrado em Gestão na London School of Economics & Political Science (LSE) em formato executivo. Apesar de viver em São Paulo, voava para Londres a cada três meses para aulas presenciais e dedicava suas noites e fins de semana em São Paulo a escrever trabalhos durante quase dois anos. Graduou-se em 2014 com Distinção e ganhou o Prêmio de Melhor Dissertação daquele ano com sua tese dedicada à teoria da agência no setor de Private Equity.

Em 2014, ocorreu outra grande mudança. Apesar do negócio da Strategos ter um P&L saudável, sendo uma consultoria de nicho (mono serviço), era muito difícil expandir o negócio dentro dos clientes existentes. A qualidade dos serviços prestados e as referências dos CEOs que trabalharam com sua equipe, por um lado, e a falta de escala, por outro, levaram-nos a procurar uma grande empresa para vender a operação no Brasil. Em 2014, a EY Brasil adquiriu sua operação e ele integrou o quadro de sócios da EY Brasil aos 34 anos, responsável por desenvolver o negócio de inovação e estratégia. A partir desse momento, abraçou vários novos desafios na região (Latam). Em 2016, foi convidado para ser Membro do Conselho da EY Brasil, em 2017, tornou-se líder da área de estratégia da EY Brasil, em 2018, foi convidado para liderar o setor de Consumo da EY Brasil na Latam e, paralelamente, continuou liderando projetos de estratégia, inovação e crescimento em diversos clientes globais e locais.

Em 2021, iniciou uma nova fase de sua carreira como sócio da EY (EY Parthenon) em Nova York. Nos últimos dois anos, desenvolveu uma agenda inovadora voltada para a criação de valor em projetos de tecnologia, focando nas alavancas que podem impactar melhor P&L, BS e Fluxo de Caixa nesses programas de grande porte.

Atualmente, vive em Nova York, em Manhattan, é casado e tem duas filhas, uma de cinco anos e outra de dois.

Miguel Duarte é membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde maio de 2024.