Luís Tiago Magalhães é atualmente Diretor de Bioinformática da G42, uma das maiores empresas de genómica do mundo. Na G42 Tiago dirige uma importante equipa de bioinformáticos na execução do Emirati Genome Project, o maior projeto de genómica populacional do mundo.
Palavras que descrevem o seu trabalho diário: pensamento científico, desenvolvimento de novos produtos baseados em inovação biomédica, genómica de larga escala (Illumina, MGI, ONT), analytics, biologia computacional, drug discover, supervisão recursos humanos, estratégica de negócio, comunicação. Tem um doutoramento em Neurodesenvolvimento/Bioinformática em UCBerkeley/Universidade de Coimbra e foi um dos membros do programa de doutoramento PGDBM da Fundação Gulbenkian, tem também um EMBA em gestão de infraestruturas científicas pela Universidade Bicocca, Milão, Itália.
Antes de ocupar a sua posição atual, foi VP de Bioinformática na Genomics Medicine Ireland, e Diretor Executivo do CCMAR, Portugal, um das mais importantes centros de biologia marinha no mundo. Como cientista trabalhou e publicou sobre autismo, diabetes, cancro, e análise de ancestralidade.
Outros aspetos do seu CV incluem transferência de tecnologia e inovação, acredita que a ciência é mais poderosa quando aplicada para resolver desafios sociais. Foi fundador e CEO de um projeto de medicina personalizada, Genomics Portugal. Atualmente é revisor de várias revistas científicas e da União Europeia. Trabalhou/estudou em Portugal, UAE, Alemanha, US, Canada, Timor-Leste, Irlanda e Brasil.
Tiago Magalhães é membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde abril de 2024.