João tem mais de 20 anos de experiência no setor de energia, tendo ocupado uma variedade de cargos de liderança nos negócios de Downstream, Upstream e Gás Integrado, Estratégia Corporativa & Portfólio, Finanças, Fusões & Aquisições e Desenvolvimento de Novos Negócios. Ele trabalhou e viveu na Europa, Oceânia, Ásia e América do Norte. João possui uma Licenciatura em Engenharia Aeroespacial pelo Instituto Superior Técnico e um MBA Executivo Global pelo INSEAD.
Desde 2024, João é o CEO da Shell Italy E&P S.p.A. e Presidente do Grupo Shell de Empresas em Itália, sediado em Roma. No seu papel atual, ele gere o portfólio integrado, a marca e a reputação da Shell em Itália, um país onde a Shell está presente há mais de 100 anos.
João ingressou na Shell no Reino Unido em 2002, tendo trabalhado numa variedade de funções operacionais e comerciais no negócio de Downstream. Em 2006, foi nomeado Chefe Regional de Desenvolvimento de Negócios, baseado em Londres, responsável por desenvolver e implementar novas cadeias de fornecimento de combustíveis e estratégias de marketing para o portfólio de combustíveis Premium da Shell na Europa (V-Power, Shell Racing Fuels, Gas-to-Liquids).
De 2009 a 2012, João assumiu a posição de Gestor de Trading, Abastecimento e Logística da Shell na Oceânia, com base em Melbourne. Foi responsável por gerir os ativos e a cadeia de fornecimento (incluindo operações de trading, marítimas, rodoviárias e ferroviárias) na Austrália e pela otimização regional das importações/exportações de hidrocarbonetos com a Ásia. Também foi o representante da empresa no Comité Nacional de Emergência de Abastecimento de Combustíveis a nível do Governo Federal e Estadual e liderou a resposta de emergência da Shell ao Ciclone Yasi (furacão de categoria 5, semelhante ao Katrina nos EUA), às inundações em Brisbane (que afetaram mais de 70 cidades e 200.000 pessoas) e aos incêndios catastróficos em Victoria/NSW.
Em 2012, foi nomeado Consultor Sénior de Estratégia, com base em Haia, responsável por apoiar o CEO, CFO, Comité Executivo e o Conselho de Administração na definição da estratégia e do portfólio aspirado para a Shell. Posteriormente, como Gestor de Portfólio do Grupo, apoiou o Comité Executivo e o Conselho de Administração em decisões transformacionais de portfólio, como a aquisição da BG em 2015.
Em 2016, João foi nomeado Diretor Geral Comercial e de Desenvolvimento de Negócios para a divisão de Águas Profundas nos EUA e México, com sede em Houston, Texas. Também foi membro da equipa de liderança do país. No final de 2021, tornou-se Vice-Presidente Global para Aquisições, Desinvestimentos e Desenvolvimento de Novos Negócios, com sede em Londres, e membro da equipa de liderança de Fusões & Aquisições do Grupo.
Antes de 2002, João trabalhou no Centro IN+ para a Investigação em Inovação, Tecnologia e Política, como investigador no projeto europeu Low NOxIII. Também colaborou com o Observatório de Prospectiva da Engenharia e Tecnologia (OPET) e foi membro fundador e Presidente da Agência Portuguesa de Empreendedorismo, uma organização sem fins lucrativos focada em promover o empreendedorismo e a inovação.
João Santos Rosa é membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde maio de 2024.