João Coutinho é co-fundador e CCO da Atlantic New York, uma agência creativa que nasceu com a missão de fazer as pessoas gostarem e confiarem nas marcas.
Foi, até Novembro de 2020, Director Criativo Executivo da Young & Rubican da América do Norte, a primeira vez que a agência de publicidade, sediada em Nova Iorque, tem esta posição na estrutura. Dell, MTV, Bel e JP Morgan Chase, Xerox, Campbell’s são alguns dos clientes trabalhados pela Young & Rubican.
Foi desde 2014 o Director Creativo da agência de publicidade Grey, em Nova Iorque, tendo conseguido por dois anos consecutivos, que a Grey fosse a segunda agência mais premiada do mundo em Cannes, com um total de 21 leões de ouro – 14 prémios em 2015 e 7 em 2016.
Trabalhou em quatro países diferentes – Portugal, Espanha, Brasil e Estados Unidos – com diversas marcas globais e locais como a Volvo, Canon, Nações Unidas, Audi, Coca Cola, Vodafone, Burger King, Unilever, Philips, Bosch, P & Violência, entre outras.
João Coutinho trabalhou também na Ogilvy em São Paulo, que em 2013 ganhou a agência Cannes Lions do ano, tendo sido nomeado um dos 10 Melhores Directores de Arte do mundo de acordo com o The Cannes Report 2013. Em 2015, João Coutinho, foi eleito Personalidade de Media do Ano nos Prémios Meios & Publicidade em 2015.
É membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde Abril de 2017.