Joana Vicente é produtora de cinema independente e empresária, sendo a atual CEO do Instituto Sundance, em Nova Iorque. Uma figura proeminente na indústria cinematográfica, Joana Vicente produziu mais de quarenta filmes com seu parceiro de produção e marido Jason Kliot.
Vicente e Kliot receberem inúmeros prémios e nomeações incluindo uma nomeação aos Óscares para “Enron the Smartest Guys in the Room”, três prêmios principais no Festival de Sundance, incluindo o Prêmio do Público e o Grande Prêmio do Júri para “Three Seasons”, realizado por Tony Bui. Têm trabalhado com realizadores como Steven Soderbergh, Brian de Palma, Hal Hartley, Nicole Holofcener, Jim Jarmusch, e Alex Gibney
Licenciada em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa, iniciou a sua carreira no Parlamento Europeu como “attaché” de imprensa e depois como produtora de notícias de rádio para a Organização das Nações Unidas (ONU).
Em 2009, foi nomeada Diretora Executiva do Independent Filmmaker Project (IFP), a mais antiga e maior organização de cineastas independentes, que conta com mais de 10.000 membros no mundo inteiro e lançou o Made in NY Media Center by IFP, um centro de incubação para produtores independentes em parceria com o Mayor’s Office for Media and Entertainment e a Economic Development Corporation da Cidade de Nova Iorque. Mais recentemente, Joana foi Diretora Executiva do Toronto International Film Festival (TIFF), exercendo a função de 2018 a 2021.
Em 2015, foi nomeada para a lista “The Gotham 60: Influential New Yorkers in Entertainement and Media”, e em 2013 é nomeada para a “Variety’s Women’s Impact List” e “Marie Claire’s New Guard Power List”.
Participou no júri internacional do festival de Sundance em 2013 e do Festival de Tribeca em 2015. Nos últimos três anos tem sido nomeada como uma das 100 pessoas mais influentes na Cultura de Brooklyn pela Brooklyn Magazine. Em 2007 recebeu o prestigioso “Made in NY Award” pelo Presidente da Camara Michael Bloomberg.
Joana Vicente é professora adjunta na NYU Stern Business School e serve em vários conselhos executivos: NYU Production Lab Advisory Board, Feirstein Graduate Film School Advisory Board e Jerusalem International Film Lab advisory Board.
É membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde 2014.