Gonçalo Faria

Vice Presidente Internacional

  • Empresa Teremana Tequila
  • País Estados Unidos da América
  • Setor Alimentar

Gonçalo Faria nasceu em Lisboa em 1978, onde viveu durante os primeiros 34 anos da sua vida. Apesar de já ter emigrado há 11 anos, Lisboa ficará para sempre como a sua verdadeira casa.

A nível académico, completou a licenciatura de Gestão na Universidade Nova de Lisboa no ano de 2002 e posteriormente uma Pós-Graduação em Marketing & Negócios Internacionais no INDEG / ISCTE.

Durante muitos anos praticou a modalidade de Rugby enquanto jogador do CDUL, tendo representado as seleções nacionais desde os escalões jovens até à equipa sénior.

Iniciou a sua carreira profissional em 2002 na equipa de marketing da Sovena, antes de mudar para o Grupo Sumol em 2004 e posteriormente em 2005 para a Diageo, que marcou a sua entrada no sector dos vinhos e bebidas espirituosas, onde esteve durante 14 anos em diversas funções de Marketing, Estratégia e Desenvolvimento de Negócio.

Em 2012 iniciou o seu trajeto internacional ao assumir a responsabilidade sobre a região do Médio Oriente & África na DGB Ltd, a maior empresa sul-africana privada de bebidas, estando baseado em Cape Town na África do Sul. Nesta mesma empresa, passou a gerir a região da América do Norte e do Sul, tendo para isso recolocado na costa leste dos EUA.

Em 2019 assumi a Direção-Geral da Novadelta França, subsidiária da Delta Cafés, com a missão de liderar uma operação com mais de 70 colaboradores, com o principal objetivo de fazer crescer a presença da marca no território francês.

Já em 2022 regressou aos EUA ainda com a Delta Cafés mas com a responsabilidade de expandir o negócio na região da América do Norte. Atualmente, Gonçalo Faria é Vice Presidente Internacional na Teremana Tequila, que pretende expandir a marca a nível internacional após o sucesso alcançado nos EUA. Encontra-se baseado em Miami, na Flórida, juntamente com a sua mulher e 3 filhos.

Gonçalo Faria é membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde abril de 2024.