Francisco Semião é um profissional de nível executivo com mais de 20 anos de experiência em administração de saúde, gestão de organizações sem fins lucrativos, política interna e relações internacionais. Francisco possui uma pós-graduação pela Escola de Saúde Pública da Universidade George Washington e pela Escola de Negócios da Universidade Marymount.
Durante a sua carreira, Francisco ocupou cargos de supervisão de envios bem-sucedidos de propostas de subsídios e solicitações de dotações totalizando mais de US$ 90 milhões, gerenciou inúmeras iniciativas de defesa de direitos e de saúde comunitária, facilitou inúmeras oportunidades B2B, B2C e B2G relacionadas a empresas sociais e coordenou esforços governamentais e de assuntos regulatórios a níveis estadual e federal.
Em 2008, Francisco criou a Organização Nacional dos Luso-Americanos. Durante o seu mandato de dez anos como presidente e membro fundador do conselho, fez avanços significativos na melhoria dos esforços de advocacia nas áreas da imigração, comércio e representação eleitoral de expatriados em nome da comunidade luso-americana e no fortalecimento da relação entre os Estados Unidos e Portugal.
Ao longo dos anos, Francisco atuou como analista político recorrente para a media espanhola e portuguesa. Francisco atualmente atua como Diretor Regional de Assuntos Governamentais e Regulatórios da MedStar Health, o maior sistema de saúde na área de Washington, DC. Além disso, é também membro do conselho consultivo da Mentor Foundation USA, membro do conselho consultivo de alumni da Marymount University, e foi nomeado em 2022 pelo governador Glenn Younkin para o Conselho de Desenvolvimento da Força de Trabalho da Virgínia.
Francisco Semião é membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde dezembro de 2023.