Nascida e criada em Aveiro a 17 de março de 1979, completou a licenciatura em Ciências Sociais e Humanas na Universidade Nova de Lisboa, fez o Mestrado em Business Information na Universidade Católica no Porto e o Global Executive MBA na IE Business School em Madrid, com exchange na Universidade Brown em Rhode Island (EUA), em Shanghai (China) e São Paulo (Brasil).
Começou a sua vida profissional no distrito de Aveiro, numa empresa de produtos industriais, e iniciou a sua diáspora como emigrante em 2007 com a entrada na Google, na Irlanda. Desde então, viveu em Dublin (Irlanda), Paris (França), São Francisco (EUA) e, atualmente, reside em Zurique, na Suíça.
Tem uma enorme dedicação e interesse pelo impacto que a tecnologia proporciona na melhoria da vida das sociedades, sempre ciente dos riscos e responsabilidades que esta acarreta, principalmente na área da Inteligência Artificial. Para além da tecnologia, tem um grande foco em áreas relacionadas com jovens e adolescentes, especialmente com características de neurodiversidade.
Elisabete da Cunha Ramalho é Conselheira de Portugal no Mundo no Conselho da Diáspora Portuguesa desde janeiro de 2025.