Atualmente e desde 2021, Dinis Sousa é maestro principal da Royal Northern Sinfonia e maestro associado do Monteverdi Choir and Orchestras.
Nascido no Porto, Dinis Sousa vive em Londres e é fundador e director artístico da Orquestra XXI – projecto vencedor do prémio FAZ-IOP 2013, que reúne músicos portugueses residentes no estrangeiro. A orquestra tem aparecido nas temporadas da Fundação Calouste Gulbenkian, Casa da Música e Centro Cultural de Belém.
Ao longo da sua carreira, Dinis Sousa dirigiu orquestras como a Philharmonia Orchestra, BBC Philharmonic, Euskadiko Orkestra, Orquestra Gulbenkian, Sinfonietta Riga, entre outras. Enquanto Maestro Associado, tem dirigido o Monteverdi Choir, English Baroque Soloists e a Orchestre Révolutionnaire et Romantique em vários projectos, tanto na Europa (Festivais de Salzburg, Berlim e BBC Proms) como no Carnegie Hall em Nova Iorque.
Dinis estudou na Guildhall School of Music and Drama, onde exerceu a Fellowship em Direção de Orquestra. A 10 de Junho de 2015, foi condecorado pelo Presidente da República, Dr. Aníbal Cavaco Silva, com o grau de Cavaleiro da Ordem do Infante D. Henrique.
Dinis Sousa é membro do Conselho da Diáspora Portuguese desde junho de 2023.