Carlos Loureiro

Gerente Sénior de Suporte ao Cliente e Operações Estratégicas

  • Empresa Pratt & Whitney Canada
  • País Canadá
  • Setor Indústria

Carlos Loureiro ocupa, atualmente, o cargo de Gerente Sénior de Suporte ao Cliente e Operações Estratégicas na Pratt & Whitney Canadá (P&WC), uma das empresas líderes mundiais na fabricação de motores de aeronaves. Com uma experiência de mais de 20 anos na indústria assegura alinhamento com a visão da empresa e intermediação com a Direção Executiva, liderando uma equipa dedicada de especialistas em aviação, responsável por oferecer suporte técnico e estratégico a uma frota global de mais de 300 aeronaves equipadas com os motores PW800. Sob sua gestão, a equipa assegura não apenas a eficiência operacional e comercial, mas também a satisfação dos clientes, contribuindo para a excelência dos serviços da P&WC em todo o mundo.

Desde muito novo que o fascínio pela aviação tem sido o motor por detrás da sua dedicação e sucesso profissional.

Carlos é formado em Engenharia Aeronáutica pela Universidade da Beira Interior (UBI) e tem licença privada de piloto pelo Aeroclube de Viseu e diversos cursos técnicos de especialização de motores e aeronaves (Dassault, Gulfstream, PZL, Rolls-Royce e P&WC).

Iniciou a sua carreira na área de aviação em 1997, com o curso de piloto privado de avião pelo Aeroclube de Viseu participando durante o verão na operação de vigilância aérea das florestas.

Em 2002, trabalhou como Gerente de Engenharia da Helibravo, operadora de helicópteros, baseada em Tires sendo responsável pelo departamento de engenharia, no desenvolvimento de programas de manutenção de aeronave, analise e controlo de documentação técnica sendo o ponto focal com a Autoridade de Aviação Civil (ANAC) e coordenador de uma equipa de técnicos de manutenção garantindo a qualidade, segurança e aeronavegabilidade da frota de helicópteros operados pela Helibravo.

Entre 2004 e 2006, trabalhou na Airluxor, operadora comercial de linha aérea, no departamento de Engenharia de Manutenção sendo o coordenador da manutenção da frota Airbus A320 e A330 no contacto com o fabricante de aeronave & motores/APU, na análise e controlo de documentos técnicos , inspecções periódicas, gestão de orçamento e coordenador com organizações de manutenção externas (SR Technics, Lufthansa, Sabena Technics).

De 2006 a 2012 foi Gerente de Motores na NetJets, uma operadora de aviação executiva, com uma frota de mais de 100 aviões, sendo responsável pelo apoio técnico e comercial dos motores em serviço e na oficina, pela gestão do orçamento, desenvolvimento de programas de manutenção e documentos de engenharia, pela segurança, performance e fiabilidade, cumprimento da regulamentação da Autoridade de Aviação Civil e o ponto focal com os fabricantes de motores.

Em 2013, iniciou a sua jornada na P&WC, no Canadá, como Customer Engineer participando no desenvolvimento técnico dos componentes do motor, na criação manuais e documentação técnica de manutenção (MSG-3), no apoio à engenharia na análise e decisões técnicas, gestão de orçamento, testes em bancos de ensaio e voos de ensaio do novo motor PW814GA & PW815GA da P&WC. A partir de 2016 liderou a entrada ao serviço dos motores PW814GA/15GA, coordenando vários departamentos e em colaboração com o fabricante de aeronaves. Desde 2020, assumiu o cargo de Gerente Sénior de Suporte ao Cliente e Operações Estratégicas dos motores PW800 sendo responsável por uma equipa de 15 profissionais de aviação e coordenador de equipas técnicas de manutenção que dão apoio 24/7 a uma frota com mais de 300 aviões em serviço por todo o mundo, equipados por motores PW800. 

Em 2017, foi distinguido com a patente número 9550581, que introduz um conceito inovador para a instalação de uma cobertura de proteção na área de entrada e saída dos motores. Essa invenção  visa aumentar a segurança e operação das coberturas, prevenindo a entrada de detritos e intempéries, reduzindo o risco de falhas e prolongando a vida útil dos motores. Além disso, a solução facilita a instalação e manutenção, tornando os processos mais ágeis e seguros. A concessão dessa patente representa um marco no avanço das tecnologias aplicadas ao supporte dos motores PW800.

Carlos Loureiro é membro efetivo da Ordem dos Engenheiros (Região Sul) desde 2004.

Carlos Loureiro é membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde dezembro de 2024.