Um profissional diligente e trabalhador, com ampla experiência adquirida em funções de gestão que exigiram profundo conhecimento de desenvolvimento comercial, finanças, planeamento político e estratégico, desenvolvimento económico.
Ocupou também cargos de gestor de S&E, gestor de finanças públicas, diretor-geral, analista, chefe de projeto, professor universitário e membro de conselho de administração.
Licenciado em Economia, pós-graduado em Economia Europeia e mestrado em Economia e Relações Internacionais pela Universidade de Oxford, Reino Unido.
Membro da EUROCHAM (Câmara de Comércio Europeia) na Costa do Marfim
Administrador membro do Conselho de Administração do GIBTP – Associação das Grandes Empresas de Obras Públicas da Costa do Marfim
Sócio Fundador da INVORY Lda. e Diretor-Geral da INVORY e METALUSA CI (julho 22 até ao presente)
Representante Especial do Embaixador não residente de Portugal na Costa do Marfim (janeiro 2019 – Junho 2022
Nomeado pelo Embaixador não residente de Portugal na Costa do Marfim, Vitor Sereno, desempenhou papel crucial durante a pandemia COVID, coordenando apoio à comunidade portuguesa e zelando pelos interesses de Portugal e da comunidade portuguesa no território da Costa do Marfim.
Sócio e CEO da ACML Construções & Engenharia SA (Abril 2018 até ao presente)
A ACML é uma empresa geral de obras públicas e infraestruturas, com capacidade para realizar empreitadas de todas as especialidades, apoiando-se no conhecimento, experiência e rigor dos seus parceiros.
Dotada de equipa técnica com experiência acumulada de mais de 30 anos em engenharia, gestão de estaleiros de infraestruturas, vias de comunicação e execução de demolições com explosivos em meio urbano. Impôs-se no mercado marfinense, com grande experiência em gestão de pedreiras e produção de todo o tipo de agregados.
Sócio e Diretor-Geral – ECOFIRMA Costa do Marfim (2017 até ao presente) e Ecofirma Senegal (2021 até ao presente)
A ECOFIRMA atua desde a conceção, execução, reparação e manutenção de sistemas de tratamento e abastecimento de águas. Detém equipe de profissionais experientes e, em particular em África e América do Sul, a formação de trabalhadores locais é um dos principais vetores, com o objetivo de dar resposta rápida às solicitações constitui valor acrescentado em termos de orçamentação e execução dos trabalhos. A qualidade dos serviços prestados mede-se pela crescente carteira de clientes e de mercado.
Sócio Fundador e CEO – ACCA Agência de Consultoria (2015 até ao presente)
Um Centro de Negócios que presta serviços administrativos de apoio e desenvolvimento de negócios a empresas parceiras e associadas.
O Centro de Negócios fornece diversos serviços de apoio a investidores e empresas parceiras para rápido e eficaz arranque de negócios na região de Africa Ocidental. Com a plataforma de serviços 360°, o Centro acompanha não só o investidor na constituição de entidade jurídica, como também no desenvolvimento do negócio, intermediação e preparação de projetos. Disponibiliza ainda serviços de apoio como contabilidade, jurídicos e administrativos, consultoria e escritórios.
Membro do Conselho de Administração – Banco Africano de Desenvolvimento (AfDB), Tunis (Tunísia) & Abidjan (Costa do Marfim) – 2008-2014
Aconselhamento sobre questões políticas-chave de importância estratégica e institucional.
Liderança e coordenação do envolvimento do Diretor Executivo no acompanhamento da implementação das decisões do Conselho pela gestão sénior.
Participação e coordenação de missões no terreno visando melhor coordenação entre doadores, reforço do diálogo com governos para melhoria da implementação de projetos (acompanhamento e avaliação).
Membro do Comité de Auditoria e Conselho Financeiro (AUFI) com responsabilidade principal pela supervisão do Auditor Geral e dos departamentos Financeiro e Administrativo (2008-2010)
Membro (vice-presidente) do Comité do Conselho de Implementação de Projetos e Eficácia no Desenvolvimento (CODE) com responsabilidade principal, juntamente com a gestão sénior, pelo desenho, implementação e acompanhamento das políticas e estratégias gerais do Banco e supervisão e implementação de projetos e desempenho da carteira de projetos. Acompanhamento do impacto no desenvolvimento dos projetos e programas. (2010-2012)
Organização das Nações Unidas (ONU); Fundação das Universidades Portuguesas e Cooperação Portuguesa, Timor-Leste, Professor Universitário e Consultor Especial – 2006-2008
Excelentes competências de apresentação e profundo conhecimento da matéria na lecionação de aulas e conferências sobre macroeconomia, microeconomia, projetos de desenvolvimento e desenvolvimento económico.
Apoio à coordenação do programa de licenciaturas em Economia e Gestão, assegurando transição e transferência adequada dos programas para docentes locais, visando formação de professores da Universidade Timorense (desenvolvimento de programas curriculares e melhoria da capacidade de ensino na UNTL).
Consultoria e assistência técnica em reforço de capacidades junto de diversas comissões consultivas do Parlamento Nacional (Conselho Consultivo do Fundo Petrolífero de Timor-Leste).
Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento (BERD) – Londres, Reino Unido, Especialista em Energia e Reformas de Políticas Públicas e Mercados Energéticos – 2001-2006
Análise aprofundada de aspetos de preparação de créditos para desenvolvimento e implementação de projetos, no departamento de Energia e Utilities.
Responsabilidade acrescida por modelação financeira e financiamento de projetos, com responsabilidade adicional pela pesquisa de oportunidades de investimento em energias renováveis.
Utilização de forte sentido de negócios na gestão de tarefas-chave, incluindo coordenação de recolha de dados, projeções financeiras e estruturação/acompanhamento de covenants de empréstimos.
Relações sólidas com clientes locais, consultores, promotores internacionais e co-financiadores, mantendo ligação próxima com o serviço interno de crédito do Banco e outras unidades de apoio.
Gestão da carteira Energia e Utilities em coordenação com gestores de projetos, agências executoras e outras entidades executoras governamentais para melhoria do desempenho e implementação dos projetos.
Artur Cima é membro do Conselho da Diáspora portuguesa desde dezembro de 2024.