24 de Dezembro de 2024

EuroAmericas Forum 2024 | 1.ª Edição

O EuroAmericas Forum 2024 – que reuniu mais de 400 pessoas de mais de 40 nacionalidades diferentes nos dias 17 e 18 de dezembro – juntou em Portugal vários membros do governo português, policy-makers europeus e americanos, empresários, membros das comunidades académica, científica e do mundo da cultura e do desporto, assim como representantes das mais diversas organizações globais de alto-nível, como a ONU e a OCDE, entre outras.

A primeira edição deste fórum incidiu no tema “Construir o futuro através do Atlântico: Um Fórum para a Europa e as Américas” com o grande objetivo de estabelecer a ligação entre ambos os continentes com a garantia de que a relação transatlântica entre a Europa e as Américas é um eixo crítico no panorama global, influenciando a dinâmica política, económica e cultural nos quatro cantos do mundo. 

O painel de “Geopolítica: Alianças Estratégicas num Mundo em Mudança – Comércio, Tecnologia e Diplomacia Através do Atlântico” marcou o primeiro grande encontro entre Europa e Américas após as eleições nos Estados Unidos da América. Num momento decisivo para o futuro, foram vários os especialistas que participaram nesta discussão, destacando-se as intervenções iniciais de João Vale de Almeida, Antigo Embaixador da EU nos EUA, Reino Unido e Nações Unidas, e de Francisco Duarte Lopes, Embaixador de Portugal nos Estados Unidos da América.

O painel, moderado por João Pedro Taborda, Vice-Presidente para os Assuntos Governamentais na Europa da Embraer, contou com a participação de Elena Lazarou, Associate Fellow, US & Americas Programme, Chatham House e Investigadora Sénior, Relações Transatlânticas da ELIAMEP; Ricardo Borges de Castro, Académico convidado no Colégio da Europa e Rita Faden, Conselheira Técnica Principal – Delegação Permanente de Portugal na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). 

O painel “Saúde 2030: O Futuro da Saúde através do Atlântico” brindou a estreia do EuroAmericas Forum com um interessante debate sobre Inteligência Artificial e colaboração nos cuidados de saúde, especialmente em áreas como a partilha de dados, que são de importância estratégica para reforçar a cooperação entre a Europa e as Américas.

Fernando Alexandre, Ministro da Educação, Ciência e Inovação de Portugal abriu o painel, seguido de um debate que, moderado por Sílvia Curado, Diretora de Investigação na New York University Grossman School of Medicine e Presidente da Portuguese American Post Graduate Society, juntou  George Perry, Professor de Neurociência e Química da Universidade de do Texas, Joanne M. Hackett, Vice-presidente de Serviços de Sistemas de Saúde da IQVIA Reino Unido, João Carapeto, Diretor da  Roche Diagnostics México e Ricardo Mexia, Médico de Saúde Pública e Epidemiologista na Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública.  

Atendendo ao papel crucial que a cultura e o desporto desempenham na diplomacia internacional, aproximando países por intermédio de eventos globais, a sessão “Cultura & Deporto: Unindo Nações, Inspirando Pessoas” debateu iniciativas em ambos os domínios, no quadro da cooperação transatlântica, para afirmar a importância da diversidade, da inclusão social e compreender de que forma, perante o mundo com diversos sinais de conflito, estes dois setores podem assegurar um futuro melhor para todos.

O painel moderado por Diana Ramos, Editora do Jornal de Negócios, contou com a participação de António Feijó, Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian; Diana Gomes Pedras, Presidente da Comissão Portuguesa de Atletas Olímpicos; Luís Tinoco, Compositor e recipiente do Prémio Pessoa 2024; e Rahim Lakhani, Presidente e CEO do Grupo TLG Global.

Randi Charno Levine, Embaixadora dos Estados Unidos em Portugal, e Élise Racicot, Embaixadora do Canadá em Portugal, discursaram na abertura do painel de “Investimento e Internacionalização: Tendências Futuras nas Relações Económicas entre a Europa e as Américas” cuja discussão teve como foco principal as tendências futuras e potenciais áreas de cooperação que poderão moldar as relações económicas entre a Europa e as Américas nas próximas décadas. 

O painel, com a moderação de Renata Ramalhosa, CEO da Beta-i-Brasil, juntou à conversa Alfonso García Mora, Presidente Regional da IFC para a Europa, América Latina e Caraíbas; José Manuel Dias da Fonseca, CEO do MDS Group; Pedro Monteiro Coelho, Diretor Executivo do Departamento de Marketing e Comunicação Institucional do BPI e Nuno Rangel, CEO da Rangel Logistics Solutions. 

O painel “Energia Transatlântica – Colaboração para um Futuro Sustentável, Seguro e Acessível” salientou a importância de discutir o reforço da cooperação e a integração dos países da Américas do Norte, Central e do Sul em iniciativas estratégicas como os acordos verdes transnacionais, colaboração em investigação e desenvolvimento, harmonização de políticas, parcerias público-privadas e liderança e diplomacia regionais.

António Costa e Silva, Ex-Ministro da Economia e do Mar, lançou o debate que contou com a moderação de João Graça Gomes, Membro do Conselho de Administração Global Future Energy Leaders do Conselho Mundial de Energia. Estiveram juntos em painel João Torres, Presidente da Associação Portuguesa de Energia; Joaquim Coelho, Diretor de Projeto e Desenvolvimento da CJR Renewables e Octávio Simões, CEO da Tellurian Inc.  

A intervenção de abertura na sessão de “O Futuro do Agronegócio e das Pescas: Parcerias e Inovações Euro-Americanas” foi da responsabilidade de José Manuel Fernandes, Ministro português da Agricultura e Pescas. O debate, moderado por Viviana Silva, Diretora do Programa Digital de Produção da DSM-Firmenich, contou com a participação de Filipe Rosa, Co-Fundador, Veracruz Almonds; Filipe Neves dos Santos, Fundador e Diretor, TRIBE LAB – Laboratório de Robótica e IoT para a Agricultura e Floresta; Mari Granström, CEO da Origin by Ocean, e Rim Tehraoui, Fundadora e Diretora Executiva da Aryam Adaptive & Regenerative Solutions. 

À margem do painel “Cidades Irmãs: Diplomacia e Desenvolvimento”, o primeiro EuroAmericas Forum ficou ainda marcado pela assinatura de Acordos de Geminação e de Amizade.

O Município de Cascais e a Prefeitura de Contagem, no Brasil, selaram uma parceria que ambiciona a cooperação destas cidades nas áreas do empreendedorismo, inovação e sustentabilidade. O acordo tem como principais objetivos a partilha de conhecimento e de boas práticas na mediação institucional para o desenvolvimento económico, o fortalecimento da interação entre empresas dos dois municípios, a realização de intercâmbio académico e a adoção de medidas para a descarbonização e para a transição energética.

O encontro foi ainda palco da assinatura do Acordo de Amizade entre a cidade de Lagos e Niagara Falls, no Canadá, através do qual as cidades iniciaram um processo de colaboração para concretizarem a cooperação que pode representar uma forte alavanca para parcerias estratégicas nas áreas social, económica, cultural, ambiental e institucional, promovendo o desenvolvimento mútuo dos territórios.

O EuroAmericas 2024, um evento presidido por José Manuel Durão Barroso, posicionou Portugal como palco de uma plataforma de contacto internacional para a colaboração, pública e privada, entre a Europa e o continente americano.

Destacam-se as presenças de Luís Montenegro, Primeiro-Ministro de Portugal, Paulo Rangel, Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais, António Calçada de Sá, Presidente da Direção do Conselho da Diáspora Portuguesa e Pedro Oliveira, Dean da Nova SBE. Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa, assistiu à cerimónia de encerramento do primeiro dia do evento.