O Conselho da Diáspora Portuguesa e a Agência Lusa celebraram um protocolo para “incentivar a motivar um maior contacto entre os portugueses” no exterior.
Na véspera da primeira edição do Eurafrican Forum, que se realiza amanhã em Cascais, os presidentes do Conselho da Diáspora Portuguesa e da agência Lusa assinaram acordo que pretende ser “um instrumento e uma parceria importantíssima” entre as duas instituições, disse o responsável daquela organização não-governamental, Filipe de Botton.
“O Conselho da Diáspora Portuguesa está presente em 25 países, tem 94 membros de várias áreas, e a possibilidade de poder fazer chegar a mensagem dos conselheiros, através da Lusa, a outros recetores nomeadamente em Portugal, de poder criar, incentivar e motivar um maior contacto entre os portugueses que estão fora e com os de dentro”, disse o presidente do Conselho da Diáspora Portuguesa, Filipe de Botton.
Durante a cerimónia, o responsável daquela estrutura que pretende juntar os quadros portugueses no exterior afirmou que o acordo com a agência Lusa é “uma credibilização de todo o trabalho que o Conselho tem vindo a realizar”.
A assinatura do protocolo teve lugar no Centro de Congressos do Estoril que acolhe terça-feira o primeiro Eurafrican Forum, que tem como principais objetivos “potenciar o desenvolvimento económico e social e promover a confiança entre Europa e África”.
“A Lusa entre a sua missão tem de promover de algum modo as comunidades portuguesas, a sua diáspora e a lusofonia. Do ponto de vista externo são as duas áreas que a Lusa tem de privilegiar na sua ação e isso está plasmado no contrato com o Estado”, disse, por seu turno o presidente do Conselho de Administração da empresa, Nicolau Santos.
Segundo o jornalista, “a Lusa quer, dentro dos seus objetivos, ter uma maior implantação em África”, procurando “divulgar notícias, áudios, vídeos, que sejam importantes para os clientes em todo o mundo”.
O 1.º Eurafrican Forum reúne líderes africanos e europeus, designadamente Mariéme Jamme, fundadora de I Am The Code; Sophia Bekele, presidente da CBS International e fundadora e diretora executiva da DotConnectAfrica; Kola Karim, fundador e presidente do Shoreline Group; Hitesh Anadkat, presidente do First Merchant Bank; Saran Kaba Jones, fundadora e presidente da Face Africa e Manuel Mota, presidente da Mota-Engil África, entre outros.
O fórum vai ser presidido pelo ex-primeiro-ministro português, ex-presidente da Comissão Europeia e atual presidente não executivo do banco Goldman Sachs, José Manuel Durão Barroso.
Por Lusa, Julho de 2018