O município de Cascais foi apontado como um exemplo de soluções tecnológicas de “smart cities”.
O município de Cascais, a primeira autarquia portuguesa a marcar presença na maior feira de tecnologia, foi apontado como um exemplo de soluções tecnológicas de “smart cities”.
Pela primeira vez, uma autarquia portuguesa foi convidada para participar no Consumer Electronic Show (CES), a maior feira de tecnologia que se realiza anualmente em Las Vegas, Estados Unidos. Na base do convite estão as soluções tecnológicas de cidades inteligentes que o município tem implementado.
“A estratégia do município de Cascais em compatibilizar desenvolvimento tecnológico com um elevado padrão de qualidade de vida garantiu-lhe a participação, a primeira de uma autarquia portuguesa, no CES”, explicou o município em comunicado. É também neste palco em Las Vegas que “se discute as cidades do futuro, razão que levou a CTA (Consumer Technology Association, organizadora do evento) a convidar Cascais, após vários especialistas e universidades terem referenciado o lugar de destaque que Cascais conseguiu obter no panorama das Smart Cities”, acrescenta o mesmo comunicado.
A Câmara Municipal de Cascais apresentou alguns exemplos de soluções tecnológicas já implementadas ou ainda em desenvolvimento em Cascais, durante um painel com o tema “Parcerias para construção de cidades inteligentes”).
“É o caso do centro de atendimento único (telefone, email, chat e presencial). Ou da criação de um login único para as várias plataformas digitais, como o MOBI Cascais que permite acesso a todo o tipo de transportes (incluindo bicicletas e parques de estacionamento), como o FIX Cascais, um aplicativo que permite ao cidadão solicitar intervenção do município no espaço público. Ou o Orçamento Participativo (o mais votado de toda a UE)”, detalha a Câmara Municipal de Cascais.
Por Jornal de Negócios, Fevereiro de 2018