No dia 17 de julho de 2024, o Conselho da Diáspora realizou a sua habitual Reunião de Verão no Palácio Cidadela, em Cascais, que juntou a Direção do Conselho, o Conselho Consultivo, Conselheiros de Portugal no Mundo e Jovens Conselheiros.
O Presidente da Direção, António Calçada de Sá, deu início ao encontro com um discurso de abertura, fazendo um balanço das atividades do primeiro semestre e delineando os objetivos para o segundo semestre. Destacou ainda o excelente trabalho realizado para o contínuo crescimento da World Portuguese Network.
Dentro dos vários projetos em desenvolvimento pelo Conselho da Diáspora Portuguesa, foram destacados os Núcleos Regionais, uma iniciativa lançada em 2023 pelos Membros da Direção, Pedro Pereira da Silva e Paulo Morgado. Esta iniciativa reúne os Conselheiros por áreas geográficas, com o objetivo de promover diálogo e interação entre os mesmos e a restante diáspora. Atualmente, o Conselho da Diáspora é composto por 12 Núcleos Regionais, cada um com um coordenador atribuído. Durante a reunião, foram elogiados os projetos desenvolvidos por cada Núcleo, bem como as parcerias estabelecidas com a AICEP em diversos países, as reuniões regulares com Embaixadores de Portugal e os webinars e seminários promovidos.
A reunião de verão ficou marcada pelo lançamento dos Centros de Competência e Desenvolvimento, uma evolução natural dos Núcleos Regionais da Diáspora, que procuram agregar os Conselheiros por áreas de atividade e/ou interesse. Na primeira fase do projeto, foram estabelecidos 13 Centros de Competência, com potencial de expansão. Cada Centro de Competência tem um coordenador atribuído, cuja articulação com a Direção do Conselho da Diáspora é realizada através de três Responsáveis: António Gonçalves, Pedro Pereira e Liliana Laporte.
Ainda da parte da manhã, foram apresentados os novos membros do Conselho da Diáspora, intitulados Jovens Conselheiros. Esta iniciativa, inicialmente sugerida por Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa e Presidente Honorário do Conselho para a renovação da diáspora, foi oficialmente anunciada no EurAfrican Forum 2024. A Diáspora Jovem consiste num grupo de jovens portugueses espalhados pelo mundo em posições de destaque, com energia, potencial, motivação e talento, que desejam colaborar ativamente em projetos concretos do Conselho da Diáspora Portuguesa. Nesta primeira fase de candidaturas foram aprovados 16 Jovens Conselheiros.
Após o almoço, deu-se continuidade aos trabalhos com o anuncio das datas da primeira edição do EuroAmericas Forum 2024. Foram apresentados os temas propostos para cada painel, recolhidas as sugestões dos Conselheiros e definidos os próximos passos para a organização do evento.
José Ivo, membro da Direção, apresentou os desenvolvimentos do projeto U.S. Friends of Portuguese Universities, uma iniciativa que visa facilitar o investimento de investidores norte-americanos em instituições de ensino portuguesas sem fins lucrativos. O projeto está atualmente em fase de criação de um plataforma digital.
Como é habitual, António Brochado Correia, membro do Conselho Consultivo, realizou ainda uma apresentação intitulada “A Nova Ordem Mundial”. O evento terminou com um momento de debate e partilha de ideias entre todos os presentes, onde foram definidas novas estratégias para fazer mais e melhor diáspora.