Realizou-se nos dias 20 e 21 de dezembro de 2022, no Palácio Cidadela em Cascais, o Encontro Anual da Diáspora Portuguesa, que celebra o 10º aniversário do Conselho.
O evento contou com diversas personalidades institucionais e empresariais de enorme relevo no contexto nacional e internacional para a discussão da temática “Portugal – Desafios para o Futuro”.
O primeiro dia do Encontro foi dedicado à Reunião Interna entre Conselheiros de Portugal no Mundo e membros do Conselho Consultivo da Diáspora Portuguesa. A reunião contou com a apresentação de inúmeros projetos a concretizar no ano de 2023, nomeadamente, um fundo de investimento em parceria com a Portugal Ventures, um novo e reestruturado website e uma plataforma de comunicação interna, protocolos com associações chave para a representação de Portugal no contexto internacional, como a Rede Global da Diáspora e o Conselho das Comunidades Portuguesas e, ainda, um investimento na internacionalização da educação de portugueses e descendentes da diáspora através do programa Erasmus+. A sessão foi encerrada por Sua Exa., o Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva.
O segundo dia, dedicado à Reunião Institucional do Conselho, contou com a presença de várias personalidades de relevo, nomeadamente, o Vice-Presidente Honorário do Conselho da Diáspora, Sua Exa., o Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho.
Considerando a temática “Portugal – Desafios para o Futuro”, o Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Conselho, José Manuel Durão Barroso debruçou-se sobre “O Novo Mapa Geoestratégico Global e o Papel de Portugal”. Já Mário Centeno, Governador do Banco de Portugal, participou no evento ao discutir o tema “O Futuro da Economia e do Emprego em Portugal”.
Painel 1: Educação, Ciência e Saúde
O primeiro painel do dia foi dedicado à discussão da “Educação, Ciência e Saúde”, contando com distinguidos oradores da academia portuguesa, como António Cunha, Presidente da CCDR Norte; Daniel Traça, Dean da Nova School of Business & Economics; e, Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa e membro do Conselho Consultivo da Diáspora Portuguesa.
Painel 2: Portugal e o Futuro da Inovação
O segundo painel – “Portugal e o Futuro da Inovação” – foi introduzido por Sua Exa., o Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, na qualidade de keynote speaker, e moderado por Pedro Reis, Presidente do Conselho Consultivo do Conselho da Diáspora. O tema foi discutido por personalidades de relevo nacional e internacional na área da inovação tecnológica, nomeadamente, Carlos Oliveira, Presidente da Fundação José Neves; Daniela Braga, Fundadora e CEO da Defined.ai; e, Nuno Sebastião, CEO da Feddzai. Daniela Braga e Nuno Sebastião, ambos Conselheiros da Diáspora Portuguesa, lideram dois dos sete unicórnios portugueses reconhecidos até à data.
A sessão foi encerrada por Sua Exa., o Presidente da República Portuguesa e Presidente Honorário do Conselho da Diáspora Portuguesa, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, que deu as boas-vindas a 50 novos Conselheiros da Diáspora Portuguesa.
O Conselho da Diáspora Portuguesa realizou, no dia 3 de outubro, a sua terceira reunião do Conselho Consultivo de 2024. O encontro teve lugar na Sala do Futuro, situada nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Cascais, e contou com a presença de vários membros da Direção.
No dia 17 de julho de 2024, o Conselho da Diáspora realizou a sua Reunião de Verão no Palácio Cidadela, em Cascais, que juntou a Direção do Conselho, o Conselho Consultivo, Conselheiros de Portugal no Mundo e Jovens Conselheiros.
A Assembleia Geral de 2024 do Conselho da Diáspora Portuguesa foi realizada no dia 24 de abril, na Sala do Futuro, nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Cascais. Após a reunião, seguiu-se um cocktail no Salão Nobre.