Realizou-se nos dias 18 e 19 de julho, na Nova SBE, em Cascais, a sexta edição do EurAfrican Forum, onde se discutiu a temática – “EU-Africa Alliance: Opportunities for Growth“.
O evento reuniu líderes políticos, empresários e especialistas nas mais diversas áreas, oriundos do continente europeu e africano, com o objetivo de promover um debate atual e inclusivo, apoiado em ideias, propostas, realidades e projetos de interesse mútuo.
O debate realizado ao longo dos dois dias do evento foi dividido em sete painéis de discussão, que incidiram sobre os principais tópicos da atualidade: transformação verde e digital; educação e investigação; saúde e inovação; investimento; internacionalização; transportes e infraestruturas.
O Chairman do EurAfrican Forum, José Manuel Durão Barroso, abriu o primeiro dia do evento, juntamente com António Calçada de Sá, Presidente da Direção do Conselho da Diáspora Portuguesa, Miguel Pinto Luz, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais e Cátia Batista, Vice-Dean e Presidente do Conselho Pedagógico da Nova SBE.
O primeiro painel – Transformação Digital: Maior Integração Num Ecossistema Digital Global – ficou marcado pela intervenção do Exmo. Ministro da Economia e do Mar de Portugal, António Costa Silva.
Decorreu, ainda no período da manhã, o segundo painel – Transformação Verde: Necessidade e Oportunidade Económica para Aproximar a Europa e a África – que contou com a participação de Sua Exa. o Ministro do Ambiente e da Ação Climática de Portugal, Duarte Cordeiro e do Exmo. Ministro da Cultura e Indústrias Criativas e Ministro do Mar de Cabo Verde, Abraão Vicente.
O terceiro painel – Educação de Qualidade Através da Cooperação em Investigação e Inovação – contou com a especial presença de Sua Exa. o Ministro da Educação do Gana, Yaw Osei Adutwum, e da Fundadora e Diretora da Leading Light Initiative, Vivian Onano. O quarto e último painel do dia – Reforço dos Sistemas de Saúde: Fabrico e Acesso a Vacinas, Medicamentos e Tecnologias da Saúde – ficou marcado pelas intervenções de Sua Exa. a Ministra da Saúde de Angola, Silvia Lutucuta, e da Eurodeputada portuguesa, Maria da Graça Carvalho.
O dia terminou com um discurso de encerramento de Pedro Reis, Presidente do Conselho Consultivo da Diáspora Portuguesa.
O Presidente da Direção do Conselho da Diáspora Portuguesa abriu o segundo dia do EurAfrican Forum, seguido do painel – Apoiar o Financiamento Sustentável para o Crescimento – que contou com as intervenções de Filipe Santos Costa, Presidente da AICEP, e de Frannie Léautier, CEO da Southbridge Investments Tanzânia.
O sexto painel – Oportunidades e Desafios da Internacionalização e do Comércio Transfronteiriço Entre a Ue e a África – contou com a especial contribuição de Rita Laranjinha, Diretora Geral para a África do Serviço Europeu, envolvida no projeto EurAfrican Forum desde o seu inicio, e de Sérgio Pimenta, Vice-Presidente da Corporação Financeira Internacional para a África e Conselheiro de Portugal no Mundo.
O sétimo e último painel – Ligar a África e a Europa Através de Infraestruturas e Transportes Sustentáveis – contou com a participação de Paulo Gomes, Fundador da Orango Investment Corporation. Antes do discurso de fecho do evento protagonizado pelo Presidente da Direção da Diáspora Portuguesa, António Calçada de Sá, o Exmo. Ministro dos Negócios Estrangeiros e Vice-Presidente Honorário do Conselho da Diáspora Portuguesa, João Gomes Cravinho, discursou sobre a importância de Portugal na relação eurafricana e nas oportunidades que tal representa para a nossa nação e, consequentemente, para o mundo.
O evento foi encerrado com uma conversa entre Suas Exas. o Presidente da República Portuguesa e Presidente Honorário do Conselho da Diáspora Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa e o Presidente da República do Gana, Nana Addo Dankwa Akufo-Addo. O inspirador diálogo entre os dois chefes de estado representa um estreitamento das relações diplomáticas entre as duas nações – Portugal e Gana.
Para mais informação sobre o EurAfrican Forum, consulte o website oficial do evento.
O Conselho da Diáspora Portuguesa (CDP), que reúne 309 Conselheiros de Portugal espalhados por 42 países nos cinco continentes, realizou o seu Encontro Anual nos dias 19 de dezembro, na Nova SBE, e 20 de dezembro, no Hotel Pestana Cidadela Cascais.
O Conselho da Diáspora Portuguesa realizou, no dia 3 de outubro, a sua terceira reunião do Conselho Consultivo de 2024. O encontro teve lugar na Sala do Futuro, situada nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Cascais, e contou com a presença de vários membros da Direção.
No dia 17 de julho de 2024, o Conselho da Diáspora realizou a sua Reunião de Verão no Palácio Cidadela, em Cascais, que juntou a Direção do Conselho, o Conselho Consultivo, Conselheiros de Portugal no Mundo e Jovens Conselheiros.