O Conselho da Diáspora Portuguesa reuniu-se no seu sétimo encontro anual para debater um novo sistema de produção e consumo, no dia 20 de Dezembro de 2019, no Palácio da Cidadela, em Cascais.
Em 2019 o debate do Encontro Anual focou-se nos desafios que se colocam à transição para uma economia digital, ambientalmente sustentável e um novo sistema de produção e consumo, de baixo desperdício e alto desempenho, que respeite os limites dos recursos ambientais, e ao mesmo tempo garanta as aspirações de progresso e conforto conquistadas pelas sociedades ocidentais nas últimas décadas.
Moderados pela jornalista da RTP, Cristina Esteves, os painéis de debate centraram-se nos seguintes temas:
– Reinventar a cadeia de produção, com David Lopes (FFMS – Fundação Francisco Manuel dos Santos), Fernanda Ferreira Dias (DGAE – Direcção-Geral das Actividades Económicas), Isabel Braga da Cruz (Universidade Católica), Isabel Furtado (COTEC Portugal).
– Servir o consumidor responsável, com Pedro Bidarra (Wengorovius&Bidarra), Pedro Pereira da Silva (Pick n’ Pay África do Sul), Rita de Sousa Coutinho (Walmart China).
O Encontro teve ainda um momento dedicado às cidades inteligentes, com uma entrevista ao Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, realizada pela jornalista Cristina Esteves.
O Presidente Honorário do Conselho da Diáspora e Presidente da República, e o Vice-Presidente Honorário participou na cerimónia de encerramento e o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros na cerimónia de abertura.
“A nossa vocação é sermos uma plataforma entre culturas, civilizações, continentes e oceanos (…) e porque somos esta plataforma, somos cada vez mais importantes”, relembrou Marcelo Rebelo de Sousa.
Já Augusto Santos Silva referiu que “uma das realidades menos conhecidas do país é o contributo da diáspora para o crescimento económico de Portugal.”
O Presidente da Direcção do Conselho da Diáspora Portuguesa, Filipe de Botton, reflectiu sobre o papel do Conselho para o país, afirmando que a organização “conseguiu pôr a diáspora na agenda do dia ao longo dos seus oito anos de actividade”.
Para além de metade da rede de Conselheiros de Portugal no Mundo, no evento estiveram presentes reconhecidos e influentes líderes do sector empresarial, academia, cultura, decisores públicos e organizações não governamentais, que contribuíram para o enriquecimento da discussão.
No dia anterior, os Conselheiros de Portugal no Mundo foram recebidos pelo Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros no Palácio das Necessidades.
Em anos anteriores o Encontro Anual do Conselho da Diáspora lançou temas de debate como o Talento Português, a Competitividade e Investimento em Portugal, Liderança e Diversidade, Cibersegurança, Gerir na Era Digital, Diplomacia Cultural, Competências para o século XXI, o Desenvolvimento da Indústria Audiovisual em Portugal, Portugal como Nearshoring Go-To-Country, Prevenção da Doença e Promoção da Saúde ou Mobilidade Inteligente numa Economia Verde.
Por Conselho da Diáspora Portuguesa, Janeiro de 2019