Hélder A. Santos

Empresa:
University of Helsinki

País:
Finlândia

Área:
Ciência

 

Licenciado em Química pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (2003) e Licenciado e Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Tecnológica de Helsínquia, Finlândia (2007). É Professor Adjunto e líder de um grupo de investigação em Nanotecnologia de Ciências Farmacêuticas e Médicas na Universidade de Helsínquia, Finlândia. Desde 2014 que é o Director da Unidade de Investigação em Nanotecnologia e Microsistemas Químicos na Faculdade de Farmácia da Universidade de Helsínquia.

O seu trabalho tem sido distinguido com vários prémios de onde se destaca o prémio Talento em Ciência em 2009 atribuído pelo Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas do Ministério dos Negócios Estrangeiros Português, e a prestigiada European Research Council Starting Grant no valor de cerca de 1.5 M€ (20132017), a mais prestigiada bolsa de investigação científica na Europa para jovens investigadores. Desde de 2009 que o seu trabalho de investigação tem recebido vários financiamentos para a investigação na Finlândia e internacionalmente num valor até agora superior a 4.1 M€. Recentemente recebeu também o Young Researcher Award 2013 da Faculdade de Farmácia da Universidade de Helsínquia e foi também premiado pela mesma instituição pela excepcional produtividade científica no ano de 2014.

O seu trabalho de investigação é focado nas áreas da saúde e na aplicação de nanotecnologias, incluindo nanomateriais e biomateriais, para a cura e tratamento de doenças, tais como o cancro, a diabetes e as doenças cardiovasculares. Publica regularmente nos principais jornais académicos de referência e de excelência, contabilizando já mais de 100 artigos científicos publicados e mais de 100 trabalhos científicos apresentados em conferências nacionais e internacionais. Orienta regularmente vários alunos de mestrado e doutoramento, muitos deles portugueses. Já orientou mais de 30 teses de mestrado, 5 teses de doutoramento e é neste momento orientador de 10 teses de doutoramento e de vários investigadores de pós-doutoramento. O seu grupo de investigação é multicultural e internacional com 8 nacionalidades diferentes, incluindo vários portugueses.

O seu trabalho é regularmente solicitado para ser apresentado em conferências e encontros na Finlândia e internacionalmente na área da especialidade, contabilizando mais de 75 convites. O seu grupo de investigação tem várias colaborações na área da especialidade com diversos grupos científicos de topo na Finlândia e internacionalmente, como por exemplo, a Universidade de Harvard. Tem servido como Editor Convidado em vários jornais internacionais científicos da área da especialidade e é avaliador em mais de 70 jornais científicos internacionais e em várias fundações de investigação Europeias, tais como Leverhulme Trust (UK), Research Foundation Flanders (Bélgica), Swiss National Science Foundation (Suíça), Netherlands Organisation for Scientific Research (Holanda), Austrian Science Fund (Áustria), e European Research Council (ERC). É também Membro do Conselho Editorial de vários jornais científicos internacionais, tais como o Drug Delivery Letters, Biomatter, International Journal of Nanotechnology and Nanoscience, Pharmaceutical Nanotechnology, BioMed Research International, é Editor Associado para De Gruyter Online Publisher, e o Editor do jornal científico Mesoporous Biomaterials.

Recentemente publicou um livro, “Porous Silicon for Biomedical Applications”, que é um guia fundamental sobre a aplicação da nanotecnologia, nanomateriais, e biomateriais na área da saúde e outras.

Voltar