António Possolo

Empresa:
NIST

País:
Estados Unidos

Área:
Ciência

 

António Possolo é NIST Fellow e Chief Statistician no National Institute of Standards and Technology (NIST), uma agência do governo federal dos Estados Unidos da América, parte do Departamento do Comércio, onde executa um programa de investigação sobre métodos estatísticos úteis na ciência da medição, com aplicações em todas as áreas da ciência e tecnologia no âmbito da missão do NIST.

É doutorado em Estatistica pela universidade de Yale (1983 Ph.D., New Haven, Connecticut), licenciado em Geologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e foi aluno do Liceu Normal de Pedro Nunes em Lisboa.

No NIST desde 2006, foi chefe da Statistical Engineering Division. A sua carreira profissional inclui dezasseis anos de experiência na industria (General Electric, Boeing), e nove anos de experiência no ensino superior (universidades de Lisboa, Princeton, e de Washington em Seattle).

As suas áreas de especialidade incluem métodos probabilísticos e estatísticos para a caracterização da incerteza de medição, e para a análise de dados relativos a fenómenos observados no espaço e no tempo. As suas actividades internacionais incluem ser membro dum grupo de trabalho do Joint Committee for Guides in Metrology (Bureau International des Poids et Mesures, Sèvres, France), e presidente do grupo de trabalho Statistics and Uncertainty do Sistema Interamericano de Metrologia (SIM).

Recebeu uma medalha de ouro do Departamento do Comércio dos Estados Unidos da América pela caracterização da incerteza de medida de áreas dedicadas ao cultivo ilícito da coca, uma medalha de prata do mesmo departamento e o Prémio de Honra do Secretário da Energia pelo seu papel na resposta ao derrame de petróleo no Golfo do México em consequência da explosão da plataforma de exploração Deepwater Horizon.

Voltar

Anal