Manuela Veloso

Empresa:
Carnegie Mellon University

País:
Estados Unidos

Área:
Ciência

 

Licenciatura e Mestrado em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa.
Doutorada em Ciência de Computadores pela Carnegie Mellon University (CMU) em Pittsburgh.
Professora no Departamento de Ciência de Computadores (CMU) desde 1992, e actualmente com o título "Herbert A. Simon University Professor."

Investiga na área de Inteligência Artificial e Robótica. Fundou e lidera um laboratório de investigação CORAL, www.cs.cmu.edu/~coral, dedicado a investigação de agentes autónomos de computação que colaboram, observam, raciocinam, actuam e aprendem. É co-fundadora do RoboCup, uma iniciativa para o estudo de equipes de agentes autónomos em ambientes de grande incerteza e com adversários, como o futebol de robots.

Investiga robots móveis de serviço que realizam tarefas de assistência de transporte de objectos e guias em ambientes de trabalho. Recentemente, introduziu o conceito de "autonomia simbiótica" para responder à realidade que identificou em que os robots têm inevitavelmente limitações de percepção, conhecimento e actuação: os robots pedem auxilio às pessoas, ou acedem à internet, ou colaboram com outros robots, para superarem as suas limitações.

Faz parte do programa CMU-Portugal, www.cmuportugal.org, uma iniciativa que fomenta e suporta a colaboração com estudantes e professores de instituições portuguesas. Recebeu várias honras e prémios académicos, e com os seus alunos e colaboradores, publicou mais de 250 artigos. Até Agosto de 2015 orientou 32 alunos de doutoramento.

Detalhes em www.cs.cmu.edu/~mmv

Voltar