Nuno Fernandes

Empresa:
IMD Business School

País:
Suiça

Área:
Ciência

 

Nuno Fernandes é doutorado em Gestão (Finanças) pelo IESE Business School (Espanha) e licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa.

É Professor Catedrático no IMD, em Lausanne, Suíça, uma das maiores escolas de gestão da Europa tendo sido classificada nº 1 no mundo no ranking de programas de executivos pelo Financial Times. No IMD, Nuno Fernandes dirige o programa Strategic Finance, bem como vários outros programas customizados para diferentes empresas internacionais de referência.

Antes de ingressar no IMD, foi Professor na Universidade Católica em Lisboa, onde foi o criador, e posteriormente Director, do Master in Finance (CFA Program Partner). Foi também Visiting Scholar em Columbia Business School (New York).

O seu trabalho tem sido distinguido com vários prémios, incluindo o prémio AEFIN, e uma bolsa do FDIC (o regulador americano para instituições financeiras). Em 2008 recebeu a Lamfalussy Fellowship do Banco Central Europeu. Este galardão é concedido anualmente aos melhores investigadores em finanças a nível mundial.

Publica regularmente nos principais jornais académicos de referência, incluindo o Journal of Financial Economics, Review of Financial Studies, Journal of International Business Studies, e Journal of Portfolio Management. É orador convidado em conferências na Ásia, Europa, Médio Oriente e América, e é um contribuinte regular para a imprensa mundial, incluindo o Financial Times, e Wall Street Journal.

Publicou também o livro, Finance for Executives, que é um guia fundamental para qualquer gestor que deseje aprofundar os seus conhecimentos de finanças, e perceber as implicações financeiras de diferentes decisões de gestão. A sua área de especialidade é finanças empresariais, mercados financeiros internacionais, e riscos em mercados emergentes. Trabalha regularmente com líderes empresariais em projectos de consultoria focados em selecção de investimentos e estratégias financeiras, fusões e aquisições, investimentos internacionais, gestão de risco, e corporate governance (incluindo remuneração de executivos).

Nuno Fernandes é membro do Conselho da Diáspora desde 2014 e foi ainda membro do Advisory Committee do Fórum Económico Mundial.

Voltar