Christophe Fonseca

Empresa:
Realizador

País:
França

Área:
Cultura

 

Christophe Fonseca é autor, realizador e productor luso-francês que trabalha na área de cinema, do documentário e grande reportagem.

Depois de uma formação em belas artes, uma licenciatura em Comunicação audiovisual e jornalismo, e um mestrado em Cinema e documentário em Paris, colaborou com as principais agências de imprensa e sociedades de produção francesas, tendo criado em 2007 o "Les Films de l’Odyssée", uma sociedade de produção audiovisual de referência em França.

Christophe Fonseca realizou e produziu mais de 50 filmes, documentários e grandes reportagens regularmente louvados pela imprensa e recompensados com diversos prémios, entre vários, o filme “Des femmes en blanc” que mereceu o prémio de melhor documentário 2008, atribuído pelo público da France Television. Foi também vencedor do Premio de ouro Brand content 2014 com a realização do filme «Caméra Embarquée» com a agência Havas.

Foi condecorado em 2012 por Sua Excelência, o Presidente da República portuguesa, ao receber a menção honrosa do prémio Empreendedorismo Inovador da Diáspora Portuguesa da COTEC Portugal.

Em 2015 cria a Imagina Produções em Portugal com objetivo de investir nas indústrias criativas e realizar co-produções internacionais para promover a cultura portuguesa além fronteiras.

Realizador do documentário sobre a vida e obra de Amadeo de Souza Cardoso "O último segredo da arte moderna" em 2016, encontra-se a preparar um novo documentário sobre Camille Pissarro, o pintor que ficou conhecido como o “pai do surrealismo”.

Voltar

Anal