José Mourinho

Empresa:
Manchester United

País:
Inglaterra

Área:
Cultura

 

José Mourinho é actualmente o treinador do Manchester United.

Iniciou a sua carreira no Estrela da Amadora (como preparador físico e depois, como adjunto) e no Vitória de Setúbal. É depois contratado para trabalhar com o técnico inglês Bobby Robson, no Sporting Clube de Portugal como técnico-adjunto e mais tarde no FC Porto e Barcelona.

Em 2002 é escolhido para o comando técnico do FC Porto, vencendo duas competições europeias e as duas superligas, e em 2003 o campeonato português, Taça de Portugal e Taça UEFA.

Integra o Chelsea FC em 2004 e torna-se um dos treinadores mais bem pagos do mundo, onde conquista o seu primeiro trofeu como treinador fora de Portugal, e em 2005 é-lhe atribuído o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Em 2008 é contratado pelo FC Internazionale de Milão e em 2010 eleito pela FIFA o melhor treinador do mundo, sendo o primeiro treinador do mundo a fazer o pleno por duas vezes (triplete), ganhar o campeonato nacional, a taça e uma competição Europeia, na época 2002-03 com o FC Porto (ganhando a Taça UEFA) e na época 2009-10 com a (ganhando a Liga dos Campeões).

É nomeado Director Desportivo em 2010 pelo Real Madrid e em 2012, com a conquista do campeonato, Taça e Supertaça de Espanha, José Mourinho passa a ser o primeiro treinador a vencer estas três competições, em quatro países diferentes.

Em 2013 volta para o Chelsea FC de onde saiu em dezembro de 2015 para em 2016 integrar o Manchester United.

Voltar