Joaquim de Almeida

Empresa:
Actor

País:
Estados Unidos

Área:
Cultura

 

Joaquim de Almeida é actor e vive nos Estados Unidos desde 1976, onde frequentou o Lee Strasberg Theatre and Film Institute. Iniciou a sua carreira no cinema em 1982 com o filme ‘The Soldier’, em 1983 ‘The Honorary Consul’, no qual contracenou com Michael Caine, Richard Gere e Bob Hoskins e em 1987 ‘Good Morning, Babylon’, um filme dirigido pelos Irmãos Taviani que abriu o Festival de Cannes, e que teve um grande impacto na sua carreira.

Fluente em seis línguas, continuou a sua carreira actuando em diversos países, como Portugal, Inglaterra, Espanha, França, Itália, Brasil, Argentina e Alemanha, participando em vários filmes como ‘Desperado’ de Robert Rodriguez, ‘Behind Enemy Lines’ de John Moore, e ‘Blade Runner’, de Ridley Scott.

Apesar da sua naturalização como norte-americano, Joaquim de Almeida manteve sempre uma presença regular no cinema português. Entre elas o filme de Maria de Medeiros ‘Capitães de Abril’, ‘Um Tiro no Escuro’, ‘Os Imortais’, ‘Call Girl’ e ‘Contraluz’ em 2010, um filme de Fernando Fragata, o primeiro realizado por um português em Hollywood.

Trabalhou também em televisão, participando em diversas séries como ‘Miami Vice’, ‘24’, ‘CSI: Miami’, ‘Mentalista’ e ‘Missing’. Participou também em trabalhos de locução, nomeadamente no desenho animado ‘Batman’, em 2004, no videojogo ‘Saints Row’ e no filme ‘The Chronicles of Riddick: Escape from Butcher Bay’. Trabalhou em várias produções de William Shakespeare, tais como Blood Wedding. Participou, ainda, no thriller ‘Christopher Roth’, dirigido por Max Sender.

É membro do Conselho da Diáspora desde 2013.

Voltar