António Calçada de Sá

Empresa:
Repsol

País:
Espanha

Área:
Economia

 

António Calçada de Sá é Director Executivo no grupo Repsol e Administrador Delegado da Repsol Comercial desde o início de 2014 no sector de Oil & Gas, conduzindo um negócio global de 25 mil milhões de euros, uma organização de 8.000 pessoas, 4.000 estações de serviço presentes em quatro países (Espanha, Portugal, Itália e Perú), e resto de negócios de retail e distribuição, desde Vendas Diretas e BtoB ao negócio de International Aviation.

Tem mais de 25 anos de experiência internacional em empresas de energia desde o Grupo Exxon, onde iniciou a sua carreira, e trabalhou em Portugal, Espanha e Itália, às actuais funções de Presidente e CEO da Repsol Portuguesa e Administrador em várias empresas do Grupo em Portugal e em Espanha.

No grupo Repsol exerceu anteriormente funções directivas no Brasil e posteriormente na Argentina. Para além de Administrador Delegado da Repsol Comercial e Director Executivo no grupo é também Presidente e CEO da Repsol Portuguesa, Administrador em várias empresas participadas CLC, Petrocat, Terminales Canários e também Presidente da sociedade Air Miles España (uma empresa participada pela Repsol, companhia de aviação Iberia IAG, grupo de distribuição alimentar Eroski e o grupo inglés de loyalty AIMIA).

Actualmente é também Presidente da Câmara de Comércio de Portugal em Espanha e Sócio-Fundador do Conselho da Diáspora Portuguesa desde 2012. Foi condecorado em 2014 pelo Presidente da República com a Ordem Nacional do Infante D. Henrique com a categoria de “Comendador” e venceu o prémio de “Best Iberian Manager” do ano de 2012 atribuído pela Câmara de Comércio e Indústria Luso Espanhola – CCILE.

António Calçada de Sá é licenciado em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa e mestre em Direcção de Empresas pelo IE Business School de Madrid e pelo IMD de Lausanne.

Voltar