João Taborda

Empresa:
Embraer Aviation Europe

País:
França

Área:
Economia

 

João Pedro Taborda é Director de Relações Externas da Embraer desde 2005. Tem base em Bruxelas e é responsável por assuntos com governos e por políticas públicas com impacto para o Grupo na região de Europa, África e Médio Oriente.

É licenciado em engenharia mecânica pelo Instituto Superior Técnico, escola onde  obteve também o grau de Mestre em Gestão de Tecnologia e Políticas de Engenharia com especialização no tema de compensações económicas associadas a aquisições públicas.

No âmbito das duas funções na Embraer, está envolvido desde 2006 na equipa que  conduziu  as  negociações com  o  Governo Português que resultarem na instalação  em  Évora de duas novas fábricas para a construção de segmentos em materiais e materiais compósitos destinados aos produtos da Embraer.

De  entre  as  actividades  associadas a este trabalho esteve envolvido num trabalho  de  quatro  anos  com  a AICEP  para  qualificação  de  empresas Portuguesas  para fornecerem a Embraer o sector aeronáutico a nível Global, para  além  do  apoio  na  definição  e  implantação  de  projectos  de I&D suportados  por parcerias entre o Sistema Científico e Tecnológico Nacional e a Embraer.

Para  além  de projectos financiados pela Comissão Europeia participa desde 2006   em  iniciativas  em Portugal  como  o  projecto  LIFE  na  área  da demonstração    de    conceitos   em   interiores   de   cabine,   premiado internacionalmente,  e  um  projecto para o ensaio no laboratório do ISQ em Castelo  Branco de uma estrutura aeronáutica crítica construída em material compósito.

Em  2013  e 2014 trabalhou na equipa da Embraer que estudou a viabilidade e anunciou  em  Fevereiro  de 2014  a  implantação  em  Évora  do  Centro de Engenharia  e  Tecnologia  da  Embraer na Europa, segundo do género fora do Brasil,  para  além  do  Centro que a empresa tem em fase de instalação nos Estados Unidos.

 

Voltar

Anal