Helder Bataglia

Empresa:
-

País:
Angola

Área:
Economia

 

Helder Bataglia é um empresário com mais de 35 anos de experiência na criação e desenvolvimento de negócios na África Subsariana, incluindo países tais como Angola, os dois Congos, África do Sul e Moçambique. Conduziu investimentos nesta área geográfica superiores a USD 1 bilião em diversos sectores tais como mineração, energia, bens imobiliários, petróleo & gás, infra-estruturas, agricultura, pesca e aviação.

CEO e Presidente do Conselho de Administração da ESCOM, um dos maiores investidores privados em Angola, Helder Bataglia passou a sua infância e juventude em Angola. Iniciou a sua carreira como jovem gestor em Benguela, onde assumiu a liderança de uma empresa familiar em 1972. Depois de ter partido de Angola para percorrer o mundo, com negócios no Médio Oriente e Norte de África e, mais tarde, a fundação de empresas na área do comércio e serviços nos mercados do Leste da Europa, voltou à terra da sua infância em 1992 quando o Grupo Espírito Santo o convidou para a formação da ESCOM, o grupo de comércio e investimento de apoio ao desenvolvimento dos negócios em Angola.

No sector bancário, Helder Bataglia foi um dos co-fundadores (em 2002) e Director Executivo do BESA (Banco Espírito Santo de Angola). 

África mostrou apreço pelo seu espírito empreendedor quando o Presidente da República do Congo, no ano de 2007, lhe concedeu a Ordem de Mérito do país. Também Portugal reconheceu o seu papel na consolidação das relações luso-angolanas, agraciando-o em Junho do mesmo ano com o grau de Comendador, pela Ordem do Infante D. Henrique. 

 

Voltar