Altina Gonzalez

Empresa:
Banco Caixa Geral

País:
Espanha

Área:
Economia

 

Professora Altina Sebastián González é licenciada em Economia (1977) pela Universidade Católica Portuguesa, doutorada em Gestão de Empresas (1983) pelo IESE (Barcelon, Universidade de Navarra) e pós-doutorada em Banca (1986) pela Harvard Business School.

É actualmente Administradora Não Executiva, Presidente da Comissão de Auditoria, Presidente da Comissão de Nomeações e Retribuições do Banco Caixa Geral em Espanha, Administradora Não Executiva e Presidente da Comissão de Auditoria do Grupo Empresarial San José, cotada na bolsa de Madrid, e Administradora Não Executiva e membro da Comissão de Auditoria da Instituição Financeira de Desenvolvimento, um banco dedicado ao financiamento das PME. É também membro do Conselho Consultivo da Expansão e Actualidad Económica, ex-membro e Presidente da Comissão de Parquesol de Auditoria, uma empresa cotada na bolsa de Madrid, e membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde 2013.

Na área académica, é Professora Associada no departamento de Finanças da Universidade Complutense de Madrid, onde lecciona Bank Management. Colabora activamente com outras universidades, na Universidade Pompeu Fabra em Barcelona onde lecciona Corporate Finance e na Universidade Católica Portuguesa em Lisboa, como Professora Visitante em cursos executivos em Portugal e em África.

Altina González tem uma larga experiência no ensino executivo, tendo estruturado, programas in-company para diferentes organizações, nomeadamente: Euroforum Escorial, Telefónica, Hewlett-Packard, Indra, Andersen Consulting, Accenture, Amena, BBVA, Iberia, Santander Central Hispano, Caja Madrid, La Caixa, Caixa Galicia, Instituto de Estudios Bursátiles – IEB, CAM, Caixanova, BCP- Millennium, Caixa Geral de Depósitos, Ecuatorian Banks, Portuguese Banking Association e Banking Sector of Angola, entre outros.

É também partner e consultora na área de banca na Diagnóstico y Soluciones, SL, uma empresa de consultoria financeira e atuarial, que tem desenvolvido projectos para a Comissão Europeia como, “The EU market for consumer long-term savings vehicles: Comparative analysis of products, market structure, costs, distribution system and consumer savings patterns” e “Corporate Social Responsibility for SMEs”.

Publicou mais de uma centena de artigos para a imprensa de negócios e revistas especializadas e é autora de seis livros: “Análisis de la Rentabilidad Histórica de la Inversión en Acciones, Deuda Pública y Renta Fija Privada en el Mercado de Capitales Español”, Bolsa de Madrid (1992), “Nuevas Estrategias del Sistema Bancario en la Unión Económica y Monetaria”, IEE (1999), co-author of “Gestión Bancaria”, McGraw-Hill, 1ª ed. (1997), 2ª edition (2001),3rd edition (2008), “Banca Cooperativa – Oportunidades de desarrollo”, UNACC, 2007 and she has just published “Economía y Gestión Bancaria”, Pirámide (2015).

Voltar