Encontro Anual 2016 - Conselho da Diáspora

O Conselho da Diáspora Portuguesa realizou no dia 22 de Dezembro de 2016, o IV Encontro Anual no Palácio da Cidadela em Cascais, que contou com a presença de diversos líderes empresariais, membros do Governo, e personalidades institucionais nacionais.

A sessão de abertura contou com a presença do Presidente da Direcção, Filipe de Botton, e o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, na qualidade de Vice-Presidente Honorário do Conselho da Diáspora, tendo sido a sessão de encerramento presidida por Sua Excelência o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente Honorário do Conselho da Diáspora Portuguesa.

O Encontro Anual tem como propósito promover o encontro e troca de experiências entre os conselheiros e decisores políticos económicos no país, e assim contribuir para soluções em temas prioritários na agenda de desenvolvimento do país.

Neste Encontro 2016 foram lançados dois novos temas em debate:

 

1. "Gerir na Era Digital", onde foi abordada a temática da inteligência artificial e machine learning, o impacto directo na economia e sociedade no curto e médio prazo, a aplicabilidade do big data para a resolução de problemas de grande escala, e as medidas regulatórias e políticas necessárias para acomodar a implementação de soluções no mercado. Este painel contou com a participação dos Conselheiros Manuela Veloso, Pedro Domingos e Pedro Pires de Miranda, moderado por Duarte Vasconcelos.

2. "A Diplomacia Cultural e o Papel da Diáspora", uma nova abordagem na promoção da arte e cultura portuguesa no mundo, através das diversas esferas da cultura - gastronomia, cinema, música, pintura, escultura, entre outras - lançando o desafio a alguns Conselheiros de Portugal no Mundo e membros da diáspora portuguesa a apoiar iniciativas desta natureza nas suas cidades de acolhimento. Este painel contou com a participação dos Conselheiros Pedro Gadanho, Paulo Junqueiro e Ricardo Monteiro, moderado por Francisco Seixas da Costa.

 

Em edições anteriores, este Encontro apresentou temas considerados estratégicos para o País, como a  Exportação de Serviços Tecnológicos; a Prevenção da Doença e Promoção da Saúde; o Ecossistema do Audiovisual e Media em Portugal; a Inovação na Mobilidade Inteligente, entre outros. 

O Conselho da Diáspora Portuguesa é uma associação privada sem fins lucrativos, cuja missão é o reforço da imagem e reputação internacional de Portugal, sendo o principal instrumento de intervenção a World Portuguese Network, uma rede de contactos, de relevante influência que mantém no exterior a maioria da sua actividade profissional e cívica. A rede é hoje composta por 90 membros que poderá conhecer em maior detalhe - AQUI

 

Vídeos disponíveis do Encontro:

- Vídeo Resumo: AQUI

- Discurso de encerramento pelo Presidente da República: AQUI

 

Conselho da Diáspora Portuguesa, Dezembro 2016

Voltar

Anal