Protocolo UMBC-U.Porto

Uma delegação do corpo docente e pessoal da UMBC viajou para a Universidade do Porto (U. Porto) de 3 a 7 de Outubro de 2016, para assinar um acordo de cooperação que alarga e formaliza uma parceria contínua entre as duas universidades.

O grupo, liderado por Antonio Moreira, vice-reitor para os assuntos acadêmicos e membro do Conselho da Diáspora, também incluiu Marc Zupan, professor associado de engenharia mecânica; Lee Blaney, professor assistente de engenharia química, bioquímica e ambiental; e Brian Souders, director interino de serviços de educação internacional.

A colaboração da UMBC com a Universidade do Porto resulta de uma longa relação informal entre António Moreira e Sebastião Feyo de Azevedo, reitor da Universidade do Porto e ex-reitor da Faculdade de Engenharia da U. Porto, e no âmbito da actividade do Conselho da Diáspora, que através do seus Conselheiros promove a imagem de Portugal no mundo em diversas áreas de actuação.

A Faculdade de Engenharia da U. Porto e a Faculdade de Engenharia e Tecnologia da Informação da UMBC assinaram um acordo inicial em 2009. Desde então, mais de 50 estudantes da U. Porto chegaram à UMBC para realizar pesquisas para as suas teses de mestrado integradas. Cerca de 20 por cento destes estudantes que frequentam a U. Porto passaram a inscrever-se nos programas de doutoramento da UMBC.

O novo acordo abre ainda mais oportunidades para o intercâmbio de estudantes e professores entre as duas instituições. Em particular, os estudantes e docentes do U. Porto e da UMBC serão agora elegíveis para estudarem na instituição um do outro com o apoio da iniciativa ERASMUS + da União Europeia, um programa que permite o intercâmbio entre universidades europeias e norte-americanas. A UMBC é uma das poucas universidades norte-americanas em parceria com a U. Porto através deste programa, que poderá ser potenciado com o programa ERASMUS +.

"Tenho orgulho em fazer parte desta forte parceria entre a Universidade do Porto e a UMBC", referiu Marc Zupan, que esteve em 2012 e 2013 na U. Porto como Fulbright Scholar para desenvolver um curso focado em engenharia global. Este curso foi incorporado ao currículo de graduação da UMBC e oferece aos alunos da UMBC e da U. Porto uma oportunidade para enfrentar desafios de engenharia através de barreiras geográficas e linguísticas e de ferramentas de colaboração on-line.

"Esperamos crescer a cooperação entre as duas universidades nos próximos anos com este novo acordo", disse António Moreira, após a cerimónia de assinatura. Sebastião Feyo de Azevedo acrescentou: "Este acordo universitário ampliará a cooperação entre as nossas instituições para incluir mais oportunidades para o intercâmbio de estudantes, professores e funcionários, e para colaboração de investigação mais forte".

 

Por UMBC e Conselho da Diáspora Portuguesa, Novembro 2016

Voltar