EurAfrican Forum, 14 Outubro 2016, Cascais

European and African Business Leaders working together for Economic, Social and Human Development

 

Decorreu no passado dia 14 de Outubro o lançamento do EurAfrican Forum, uma iniciativa do Conselho da Diáspora Portuguesa, que conta com o alto patrocínio do Presidente da República e do Ministério dos Negócios Estrangeiros, presidida por José Manuel Durão Barroso, Chairman do EurAfrican Forum e membro do Conselho da Diáspora Portuguesa.

Este evento, contou com a presença e participação de vários líderes empresariais Africanos e Europeus, numa reunião privada, para análise dos desafios e oportunidades de investimento no continente africano, reflexão de qual o papel da Europa na potenciação de sinergias, com o intuito de perspectivar um maior desenvolvimento económico, social e humano, bem como definir a agenda para o evento inaugural a 14 e 15 de Setembro de 2017.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, marcou presença no discurso de abertura da sessão, «África tem sido uma prioridade constante da política externa de todos os governos democráticos portugueses e, neste contexto, Portugal tem um papel muito importante no incremento da cooperação entre a União Europeia e África no plano económico», afirmou Augusto Santos Silva.

Foram três os oradores-convidados africanos, líderes empresariais em três áreas de debate, Energy & Natural Resources, IT & Innovation and Business & Gender. Kola Karim, fundador e CEO da empresa Shoreline-Energy Group, um conglomerado nigeriano com interesses nas áreas de petróleo e gás, electricidade, engenharia e construção e negociação de mercadorias, Presidente do Costain West Africa, Presidente do Nigeria Ropes e WEF Young Global Leader. Sophia Bekele, natural da Etiopia, fundadora e CEO do projecto "DotConnectAfrica" e da campanha "Yes2dotAfrica" para registar a marca de África no domínio da internet, uma empresária internacional, especializada em corporate governance e gestão do risco, e assessora de política internacional em matérias de TIC. Nomeada uma das duas mulheres de topo em África na área das tecnologias de informação pela Bloomberg TV e Top 50 em 2013 pela UK's NewAfrican. E Folorunsho Alakija, empresária nigeriana, envolvida na indústria da moda e petróleo, fundadora e Vice-Presidente executiva da empresa Famfa Oil, uma das maiores exportadoras de propriedade nigerianas de petróleo bruto. Foi classificada pela revista Forbes a mulher #2 mais poderosa de África e #87 no mundo.

Do lado europeu participaram Christophe Martin, Vice-Presidente de Business Development & Finance da Vinci Construction, uma subsidiária do Vinci Group, um player com destaque em África na construção de edifícios e infra-estruturas. Rui Paiva, CEO da WeDo Technologies, uma empresa multinacional que desenvolve revenue assurance e software de gestão de fraude na área das telecomunicações, retalho, energia e finanças. Pedro Pires de Miranda, CEO da Siemens Portugal, incluíndo Angola e Moçambique, ex-Vice-Presidente corporativo da Siemens AG, Alemanha, membro do Sales Board, responsável pela coordenação global dos Conselhos do Market Development Board e Director do Centro Global de Competência em 70 cidades na Europa, Américas e Ásia. E Altina González, membro independente da Direcção, Presidente da Comissão de Auditoria/Nomeação e Remuneração do Banco Caixa Geral e membro independente da Direcção e Presidente da Comissão de Auditoria do Grupo San José, professora de finanças com extensa lista de artigos e livros publicados - os dois últimos oradores membros do Conselho da Diáspora Portuguesa.

“África é o pulmão do crescimento económico do mundo", afirmou José Manuel Durão Barroso, Presidente do EurAfrican Forum e ex-Presidente da Comissão Europeia. “E graças à nova geração em África, à inovação e às novas tecnologias, é possível dar grandes saltos no sentido do desenvolvimento. Vamos fazer disto um sucesso em África, mas também uma forma de promover o crescimento da Europa, que precisa de mais crescimento sustentável”, concluiu.

O lançamento oficial do EurAfrican Forum está agendado para os dias 14 e 15 de Setembro de 2017, em Portugal.

 

Por Conselho da Diáspora Portuguesa, Outubro 2016

Voltar