7ª "Orquestra XXI" com Ricardo Pereira

A Orquestra XXI reúne músicos portugueses residentes no estrangeiro e, "pela primeira vez, o projecto alargou-se também a cantores, com a criação de um coro de câmara formado por cantoras portuguesas também residentes no estrangeiro", afirma a orquestra em comunicado.

O maestro Dinis Sousa dirigiu o concerto, com um programa constituído pelas peças "Acanto" de Andreia Pinto-Correia, "A Suite do Bailado Pulcinella", de Igor Stravinsky, e "Sonho de uma Noite de Verão", de Felix Mendelssohn, em que o membro do Conselho da Diáspora, e actor, Ricardo Pereira, actualmente a residir no Brasil, narrou excertos da peça homónima de William Shakespeare.

Os concertos decorreram no dia 1 de Setembro, e pela primeira vez, no Theatro Circo em Braga, no dia 2 de Setembro, na Casa da Música no Porto, no dia 03 , no Convento São Francisco, em Coimbra, e a digressão encerrou, no dia 04 de Setembro, pelas 19h00, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

 

O maestro Dinis Sousa licenciou-se com distinção pela Guildhall School of Music and Drama, de Londres, onde reside actualmente, "tem-se destacado, recentemente, em apresentações nos BBC Proms, Festival ao Largo e Dias da Música em Lisboa".

A Orquestra XXI venceu em 2013 o Prémio FAZ - Ideias de Origem Portuguesa, da Fundação Calouste Gulbenkian.

 

Por Diário de Notícias, Agosto 2016

Voltar