Porto o melhor destino europeu 2017

O público de todo o mundo pronunciou-se e o voto é soberano: o Porto foi eleito o melhor destino turístico europeu de 2017, de acordo com as votações do site European Best Destinations.

A Invicta é a única cidade portuguesa a ter vencido e é também a única repetente de todo o concurso: em 2012 e 2014, também foi eleita destino do ano. “Nunca a escolha de uma cidade foi tão unânime entre os viajantes de todo o mundo”, revela o site, acrescentando que o Porto recebeu votos de 174 países. “Mais de metade dos votos no Porto foram registados no estrangeiro“, acrescenta ao Observador a Câmara Municipal do Porto.

Em países como os Estados Unidos, França, Dinamarca, Coreia do Sul, Irlanda, África do Sul, Inglaterra e Canadá, o Porto foi a cidade número um para os votantes, adianta ainda o site de turismo. Ao todo, a cidade recebeu mais de 130 mil votos. Em segundo ficou mesmo a cidade italiana, com Gdansk, na Polónia, a ascender ao terceiro lugar.

Manuel Aranha, vereador com o pelouro do Turismo, destaca a “visibilidade” que o concurso dá à cidade, que se soma ao “orgulho dos cidadãos do Porto, por receberem mais uma vez este prémio, fruto de uma votação aberta a todo o mundo”, destaca ao Observador. O peso dos votos estrangeiros é “bastante positivo”. “Sobretudo tendo em conta a forma como este tipo de concursos é visto, baseado em mobilizações nacionais". ”O facto de a maior parte dos votos ter chegado do estrangeiro mostra que “a cidade tem um posicionamento de destino de excelência” lá fora, destaca o vereador.

Esta foi a 8.ª edição dos European Best Destinations. De acordo com o site, esta foi a edição mais concorrida de sempre, com 426 mil votos. Viena (Áustria), Berlim (Alemanha), Atenas (Grécia), Londres (Inglaterra), Bruxelas (Bélgica), Praga (República Checa), Basileia (Suíça), Stari Grad (Croácia), Wild Taiga (Finlândia), Amesterdão e Roterdão (Holanda), Madrid e San Sebastian (Espanha), Sozopol (Bulgária), Gdansk (Polónia), Roma e Milão (Itália), Paris e Bonifacio (França) eram as outras cidades finalistas.

 

Por Observador, Fevereiro 2017

Voltar

Anal