Bolsa Manoel de Oliveira apoia o talento

Os estudantes portugueses de cinema e audiovisual poderão candidatar-se a uma nova bolsa de formação, de 50 mil euros, e que é baptizada com o nome de Manoel de Oliveira. Esta bolsa de formação pretende contribuir para “a qualificação dos jovens cineastas e, desejavelmente, desenvolver talentos que possam perpetuar a projeção nacional e internacional conquistada por Manoel de Oliveira para o cinema português”, afirma a EDP, em comunicado.

As candidaturas à bolsa iniciaram a 18 de Maio e terminam a 18 de julho. Os estudantes de cinema e audiovisual concorrem com “um filme original, de ficção ou documental, no formato vídeo que entendam mais adequado”.

De acordo com a EDP, será dado especial interesse aos filmes que “prossigam o estilo neorrealista, designadamente que utilizem cenários reais e actores não profissionais, aproximando-se assim do universo estilístico de Manoel de Oliveira”. A bolsa destina-se “exclusivamente a financiar custos de formação e especialização na área do cinema, produção, direção e realização”.

Por Observador, Maio de 2016

Anal