Nascem 35.000 startups por ano em Portugal

De acordo com um estudo da Dun & Bradstreet, referente a março de 2016, todos os anos são criadas 35.000 startups em Portugal. Estes dados demonstram a enorme vitalidade do empreendedorismo nacional.

Estes dados não são os únicos a confirmarem a elevada dinâmica do ecossistema português de startups. Um estudo do Startup Europe Partnership revela a existência de 40 scaleups- startups com um investimento de pelo menos um milhão de dólares nos últimos cinco anos. Em conjunto estas empresas já angariaram mais de 166 milhões de euros junto de venture capitals.

Exemplo deste forte ímpeto empreendedor luso é a “Chic by Choice”. Criada por Filipa Neto e Lara Vidreiro, a empresa possibilita, através de uma plataforma ‘online’, o aluguer de vestidos e acessórios de moda. Com cerca de dois anos de vida, a startup portuguesa já é líder do mercado europeu.

O estudo da Dun & Bradstreet refere também que 2,5% das startups existentes em Portugal com menos de um ano são tecnológicas, e 2,4% das empresas jovens (entre um e cinco anos) também são tecnológicas. Estes dois indicadores ganham maior relevância quando comparados com as empresas tecnológicas com mais tempo no mercado: só 1,8% tem mais de seis anos.

 Por Excelência Portugal, Maio 2016

Voltar