Coimbra a anfitriã dos EUSA Games de 2018

Coimbra será a cidade anfitriã dos Jogos Europeus Universitários 2018 (EUSA Games), em resultado de uma candidatura conjunta da Universidade de Coimbra, da Associação Académica de Coimbra, da Câmara Municipal de Coimbra e da Federação Académica de Desporto Universitário.

Este evento vai trazer a Coimbra cerca de cinco mil jovens atletas, oriundos de 40 países. A 5 de abril de 2014, o Comité Executivo da Associação Europeia de Desporto Universitário, anunciava em Denizli, na Turquia, que Coimbra era a candidatura vencedora à organização dos jogos, a que também concorria a cidade finlandesa de Tampere. No dia em que se assinalam dois anos sobre o anúncio da candidatura vencedora, é constituído o Comité Organizador dos EUSA Games 2018. Este Comité é composto pelo Secretário-Geral Mário Santos, da Universidade de Coimbra (UC), e pelos vogais Carlos Cidade, em representação da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), João Carocha, designado pela Associação Académica de Coimbra (AAC), e Ricardo Morgado, nomeado pela Federação Académica de Desporto Universitário (FADU).

Mas antes de receber os Jogos Europeus Universitários, com 16 modalidades em competição, envolvendo cerca de 250 universidades europeias, o Comité Organizador, assegurou a realização em Portugal de duas importantes competições universitárias. Assim, entre os dias 7 e 11 de junho, a UC acolhe o Campeonato do Mundo Universitário de Canoagem, seguindo-se a realização do Campeonato Europeu Universitário de Judo, Taekwondo e Karaté em 2017, também na cidade dos estudantes.

O Reitor João Gabriel Silva sublinha que os Jogos Europeus Universitários, «que trarão cerca de 5000 atletas universitários europeus a Coimbra em julho de 2018, serão o maior evento desportivo em Portugal dos próximos anos.» De referir que a realização dos EUSA Games em Coimbra já suscitou a reabilitação dos Pavilhões 1 e 3 do Estádio Universitário de Coimbra, um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros que melhorará para muitos anos as condições da prática desportiva em Coimbra.

 

Por Excelência Portugal, Abril 2016

Voltar

Anal