Início

EurAfrican Forum 2018

O Conselho da Diáspora Portuguesa vai inagurar o EurAfrican Forum em Cascais, a 10 de Julho de 2018, reunindo líderes europeus e africanos, com o tema "Construir parcerias para a mudança". Ler mais aqui...

Encontro Anual 2017, Cascais

Decorreu no dia 20 de Dezembro o 5º Encontro Anual do Conselho da Diáspora Portuguesa, no Palácio da Cidadela em Cascais, com dois temas em debate: Liderança e Diversidade; e Cibersegurança. Ler mais aqui...

 


Conversas com a Diáspora Portuguesa

O Conselho da Diáspora Portuguesa promoveu no passado dia 19 de Dezembro uma tarde de ‘Conversas Improváveis ’ com alguns membros de destaque da diáspora portuguesa no mundo, que decorreu na Católica Lisbon School of Business & Economics, em Lisboa. Ler mais aqui...

1ª Edição 'EurAfrican Forum 2018'

Escassos quilómetros de Mediterrâneo separam África da Europa, mas as diferenças entre os dois continentes ainda são profundas. Aproximá-los, agilizando mecanismos de colaboração, criando novas sinergias e, sobretudo, apostando na nova geração de empresários, políticos e influenciadores é o objetivo do EurAfrican Forum. A primeira edição decorre a 10 de julho, em Cascais.

Agregar o melhor dos dois mundos poderia ser o lema do encontro que se realiza sob o Alto Patrocínio do Presidente da República e do Governo e tem como responsáveis José Manuel Durão Barroso (Chairman do EurAfrican Forum) e Filipe de Botton (Presidente da Direcção do Conselho da Diáspora Portuguesa).

Das alterações climáticas e dos desafios demográficos à globalização e à revolução tecnológica, o futuro é moldado por desafios e oportunidades que se cruzam. A nossa resposta a estes desafios determinará o futuro de África e da Europa. Hoje mais do que nunca, a Europa precisa de África, tanto quanto África precisa da Europa.

Influenciadores, empresários e empreendedores juntam-se em Cascais para explorar as potencialidades dos dois blocos geográficos, tendo em vista um desenvolvimento sustentável e que vise a melhoria objetiva da qualidade de vida dos povos.

Com o foco em “Construir Parcerias Para A Mudança”, este fórum inaugural reunirá líderes africanos e europeus, decisores empresariais e institucionais, influenciadores, para explorar colectivamente novos tipos de parcerias num momento em que o contexto geopolítico global está em rápida transformação, trazendo consigo diversas promessas e riscos. Aposta sobretudo na nova geração de líderes empresariais e políticos.

Sophia Bekele, Fundadora e Directora Executiva da DocConnectAfrica; Kola Karim, Fundador e CEO do Shoreline Group; William Elong, Fundador da start-up Will & Brothers; Bethlehem Tilahun Alemu, Fundadora e CEO da SoleRebels; Ziad Oueslati, Director Executivo e Parceiro Co-Fundador da AfricInvest; Jasandra Nyker, CEO da BioTherm Energy; Hitesh Anadkat, Chairman of First Merchant Bank; Tonjé Bakang, Chief Brand Officer for the Anzisha Prize & Founder of Afrostream; Amrote Abdella, Regional Director for Microsoft 4Afrika Initiative; Manuel Mota, CEO da Mota-Engil África; são alguns dos oradores confirmados para este evento.

Para responder aos objectivos propostos, o debate será centrado em torno de quatro painéis:

- Confiança: Como é que podemos fomentar a confiança e inspirar os jovens, desenvolver as suas capacidades empresariais e explorar o potencial das gerações futuras?

- Partilha de Recursos: Como é que a partilha de recursos e infraestruturas entre a Europa e África pode criar um “efeito multiplicador”?

- A Quarta Revolução Industrial: Será a quarta revolução industrial uma grande oportunidade para implementar novos modelos de cooperação?

- O Papel da Diáspora: Que papel poderá a diáspora representar no reequilíbrio e no avanço do espaço Euro-Africano?

O evento é produzido pelo Conselho da Diáspora Portuguesa, em parceria com a Richard Attias & Associates, e conta com o apoio do Turismo de Portugal, Câmara Municipal de Cascais, Mota-Engil, Caetano Auto-Toyota-Lexus, Fundação Calouste Gulbenkian, Agência Lusa, Omatapalo e JDDecaux.

O EurAfrican Forum irá decorrer no Centro de Congressos do Estoril, em Cascais, Portugal.

 

Para mais informação sobre o EurAfrican Forum visite: www.eurafricanforum.org . 

 

 

Por Conselho da Diáspora Portuguesa, Maio de 2018

Voltar