Joana Vicente

Empresa:
IFP / NY Media Center

País:
Estados Unidos

Área:
Cultura

 

Joana Vicente é produtora de cinema independente e empresária.

Uma figura proeminente na indústria cinematográfica de Nova Iorque, Joana Vicente produziu mais de quarenta filmes com seu parceiro de produção e seu marido Jason Kliot.

Vicente e Kliot receberem inúmeros prémios e nomeações incluindo uma nomeação aos Óscares para “Enron the Smartest Guys in the Room”, três prêmios principais no Festival de Sundance, incluindo o Prêmio do Público e o Grande Prêmio do Júri para “Three Seasons”, realizado por Tony Bui. Tem trabalhado com realizadores como Steven Soderbergh, Brian de Palma, Hal Hartley, Nicole Holofcener, Jim Jarmusch, e Alex Gibney.

Licenciada em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa, iniciou a sua carreira no Parlamento Europeu como “attaché” de imprensa e depois como produtora de notícias de rádio para a Organização das Nações Unidas (ONU).

Em 2009 é nomeada Directora Executiva do Independent Filmmaker Project (IFP), a mais antiga e maior organização de cineastas independentes, que conta com mais de 10.000 membros no mundo inteiro e lançou o Made in NY Media Center by IFP, um centro de incubação para produtores independentes em parceria com a Cidade de Nova York ( Mayor’s Office for Media and Entertainement e a Economic Development Corporation).

Em 2015 é nomeada para a lista “The Gotham 60: Influential New Yorkers in Entertainement and Media”, e em 2013 é nomeada para a “Variety's Women's Impact List” e “Marie Claire's New Guard Power List”.

Participou no Jury Internacional do festival de Sundance em 2013 e do Festival de Tribeca em 2015. Nos últimos três anos tem sido nomeada como uma das 100 pessoas mais influentes na Cultura de Brooklyn pela Brooklyn Magazine. Em 2007 recebeu o prestigioso “Made in NY Award” pelo Presidente da Camara Michael Bloomberg.

Joana Vicente é professora adjunta na NYU Stern Business School e serve em vários conselhos executivos: NYU Production Lab Advisory Board, Feirstein Graduate Film School Advisory Board e Jerusalem International Film Lab advisory Board.

Voltar