Manuela Ferro

Empresa:
The World Bank

País:
Estados Unidos

Área:
Economia

 

Manuela V. Ferro é actualmente Vice-Presidente de Políticas de Operações e Serviços de País (OPCS), onde supervisiona as políticas corporativas do Banco Mundial em matéria de financiamento e serviços analíticos e conta com 25 anos de experiência prática e de liderança em África, Europa, América Latina e Caraíbas, Médio Oriente e Norte de África, e Ásia do Sul.

Ao longo de sua carreira no Banco Mundial, moldou soluções de desenvolvimento criativo para países diversos, de baixo rendimento até os países de rendimendo médio alto. Foi também Diretora de Redução da Pobreza e Gestão Económica no Médio Oriente e Norte da África, onde supervisionou uma equipa de economistas e especialistas em governance.

Mais recentemente, foi Directora de Estratégia e Operações do Banco Mundial para a América Latina e as Caraíbas, e liderou o lançamento das novas políticas do Banco sobre garantias, bem como a introdução das Operações de Política de Desenvolvimento de Catástrofes com opção de despedimento diferido (CAT DDO) para apoiar os clientes na preparação a respostas a catástrofes naturais e a modernização do financiamento da política de desenvolvimento com uma opção de retirada diferida (DPF DDO).

Licenciada em Engenharia na Universidade Técnica de Lisboa, onde foi professora assistente, detém um Ph.D. e M.A. em Economia Aplicada pela Universidade de Stanford na Califórnia. Trabalhou para o Governo de Portugal em matéria de adesão à UE.

É membro do Conselho da Diáspora Portuguesa desde Novembro de 2017.

Voltar