Pedro Pires Miranda

Empresa:
Siemens

País:
Portugal

Área:
Economia

 

Pedro Pires de Miranda é Presidente Executivo da Siemens Portugal e Presidente do Conselho de Administração da Siemens Angola. Responsável pelo desenvolvimento do negócio na Siemens Moçambique, Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe. Anteriormente foi Corporate Vice President da Siemens AG nos Headquarters de Munique de 2008 a 2016.

Começou a sua carreira na General Motors Corporation em 1981 como Engenheiro de Produção, e especializou-se na Fábrica de componentes automóvel da GM em Dayton, Ohio, EUA.

Em 1983 ingressou na Siemens onde exerceu diversos cargos de Direcção na Siemens S.A., em Portugal, e Siemens AG, na Alemanha. Em 1998 nomeado Diretor Geral de Engenharia , onde realizou vários projectos de infraestruturas em Portugal e internacionalmente em Doha, Qatar, nos EUA e no Dubai. Em 2007 integrou a Comissão Executiva da Siemens S.A.

Em 2008, foi promovido a Corporate Vice President da Siemens AG, em Munique, na Alemanha, responsável pelo desenvolvimento mundial do negócio em 70 cidades (nas áreas de infraestruturas urbanas de transporte, edifícios e energia) e pela coordenação mundial dos Market Development Boards e do programa de gestão de grandes contas de clientes corporate.

Em 2011, foi nomeado membro do Sales Board da Siemens AG, em Munique e em 2012, designado Executive Vice President do Centro de Competência global para Cidades da Siemens em Londres, e responsável pelos Centros de Competência regionais em Washington, DC e Shanghai.

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e Gestão Industrial pela Purdue University, West Lafayette, EUA. Foi bolseiro AFS em Nova Iorque e frequentou os Executive Management programs da Harvard Business School e da Universidade Nova de Lisboa, Engineering Management da Krannert Business School, EUA e Industrial Engineering do REFA Institut, em Darmstadt, Alemanha. É membro do IEEE - Institute of Electrical and Electronics Engineers nos EUA e na Alemanha.

É membro do Conselho Geral da ANIMEE, do Conselho Geral e Comité Estratégico da COTEC e do Conselho Geral da PROFORUM.

Em 2014 foi condecorado pelo Presidente da República Portuguesa com a Ordem de Mérito Empresarial Indústria no grau de Grande-Oficial e é sócio-fundador e membro da Direção do Conselho da Diáspora.

Voltar