Cidades portuguesas lideram nas renováveis

Dados da CDP (Carbon Disclosure Project), revelam que no Porto, em Fafe, em Cascais, na Moita e em Braga, mais de 70% da electricidade vem de fontes renováveis.

Entre as oito cidades portuguesas que reportam dados à CDP (Carbon Disclosure Project), Fafe é a campeã na utilização de energias renováveis. Dados de 2017, indicam que toda a energia eléctrica ali consumida foi obtida através de energias renováveis.

Seguem-se Braga (79%), Porto (75,3%), Moita (73,1%) e Cascais (73%), na lista das que dizem que pelo menos 70% da electricidade utilizada vem de fontes renováveis. Os dados divulgados são reportados pelas próprias cidades. Na Europa, só 21 cidades constam desta lista de 101. Mais de metade fica na América Latina (57%) — 47 são brasileiras.

A CDP é uma organização sem fins lucrativos que promove a difusão de dados sobre o impacto ambiental de municípios e empresas. Nesta terça-feira, divulga os números referentes à origem da energia consumida por centenas de cidades em 2016 e 2017.

“As cidades são responsáveis por 70% das emissões de dióxido de carbono e há um grande potencial para liderarem e construírem uma economia sustentável", diz Kyra Appleby, uma das directoras da CDP.

 

 

Por Público, Março 2018

Voltar