José Avillez vence prémio gastronómico

O chef José Avillez recebeu um dos prémios mais prestigiados no mundo da gastronomia, o Grand Prix de L’Art de La Cuisine. A notícia foi avançada pela francesa Academie Internationale de Gastronomie e confirmada ao Observador por fontes próximas do chef que tem duas estrelas Michelin no Belcanto, restaurante em Lisboa.

“É um orgulho tremendo”, fez logo questão de dizer, antes reforçar que esta vitória sabe ainda melhor “porque envolve a cozinha portuguesa.” “Fui o primeiro português a receber esta distinção, mas mesmo que tivesse sido outro, o resultado final seria sempre positivo porque é a nossa gastronomia que sai a ganhar”, concluiu. Avillez explica que este era um prémio que já conhecia bem, visto que acompanha o trabalho de muitos outros “cozinheiros de renome” que já o tinham conquistado.

O luso-descendente George Mendes, que tem uma estrela Michelin no restaurante Aldea, em Nova Iorque, também foi contemplado pela Academia, recebendo o Prémio de Literatura Gastronómica pelo livro de receitas “My Portugal”.

Recorde que no passado, José Avillez já tinha arrecadado importantes distinções como a de Chef de l’Avenir (em 2005). Neste momento, o chef Avillez tem a seu cargo o funcionamento de vários restaurantes como o Belcanto — duas estrelas Michelin –, o Bairro do Avillez, o Beco Cabaret Gourmet, Mini Bar, Cantinho do Avillez (em Lisboa e Porto) ou o Café Lisboa.

 

Por Observador e Conselho da Diáspora Portuguesa, Fevereiro de 2018

Voltar